Organizando as Festas de Fim de Ano – Natal sem complicação

31 Christmas Table Decorations Amp Place Settings Holiday Tablescapes - Christmas Moment

Natal é sinônimo de alegria e confraternização e para uma celebração tão especial, planejamento e organização são indispensáveis. É preciso estar preparado para as compras pessoais, de presentes para família e pessoas especiais, a ceia ou o almoço natalino.

Comece as compras o quanto antes  já que deixar para as vésperas do Natal gera estresse por falta de produtos, por preços mais caros , dificuldade para estacionar o carro e transitar nos shoppings e centros de compras.

Lista de presentes:  fazer uma lista de quem presentear e definir o quanto gastar é fundamental. A troca de presentes no Natal deve ser  antes de tudo um gesto de carinho.  Ao preparar sua lista siga algumas dicas:

  • Estabeleça uma faixa média de gasto para família (adultos e crianças), amigos, pessoas de seu relacionamento profissional, pessoas que trabalham para você. O valor material é normalmente associado à importância que quem nos presenteia nos dá, mas um presente caro nem sempre é sinal de estima sincera. Um presente mais simples escolhido pensando na pessoa que irá recebê-lo acompanhado de uma mensagem escrita por você pode agradar mais que um presente caro.
  • Nas famílias numerosas, o ideal é combinar a forma de presentear: para adultos o amigo secreto e  para as crianças os  pais, avós, padrinhos, tios podem presentear individualmente, desde que mantenham o equilíbrio  (nada mais triste do que ver uma criança olhando o presente de outra com ar de frustração…).
  • Não gaste todas as suas reservas nem se endivide no cartão de crédito:as férias que estão logo ali no início de janeiro além  do IPVA, matrícula em escolas e faculdade,  impostos, etc, etc.
  • Se presentar a todos  vai estourar seu orçamento, proponha o amigo secreto em família, definindo como serão presenteadas as crianças e estipulando valor para os presentes dos adultos. Vale fazer uma “lista de desejos” para que todos sugiram o que gostariam de ganhar.
  • Saia do lugar comum, faça embalagens personalizadas, crie seus próprios presentes. Se não tem habilidade manual nem tempo, faça kits presente com livros, produtos de beleza, artigos para praia, utilidades para cozinha e bar, etc.

Comentários