Feira – como armazenar frutas e verduras na geladeira

Não basta chegar da feira e colocar as frutas e verduras que geralmente vêm embaladas em sacos plásticos diretamente na geladeira.

Alguns cuidados são importantes para  consumirmos com segurança os alimentos e aumentar a sua durabilidade sob refrigeração ou em ambiente.

. embalagem : os sacos e sacolinhas utilizadas pelos feirantes são confeccionadas com resíduos de petróleo e não próprias para alimentos, em sua maioria. Troque para recipientes adequados (potes com tampa, sacos para congelamento).

. lavar e secar : higenize folhas, verduras e legumes assim que tirar da sacola/carrinho ao chegar em casa. Separe as folhas, lave em água corrente (não desperdice, deixe uma vasilha na cuba para recolher essa água e usar nas plantas ou na lavagem do quintal), coloque hipoclorito ou uma pequena quantidade de água sanitária numa bacia e deixe por 15 minutos. Centrifugue e guarde conforme sugestão acima. Dica: coloque uma folha de papel toalha na vasilha plástica para abosrver a umidade que será condensada). Isso agiliza na hora do preparo e evita que se esqueçam os alimentos ensacados e não higienizados  no fundo da prateleira.

salada
Foto Ana Afonso

. frutas: Frutas com cascas grossas – laranja, abacate, etc podem ser lavadas em água corrente e  passar um pano com solução clorada (hidrosteril ou água sanitária) ajuda a eliminar bactérias. Não esqueça que devem estar bem secas antes de armazenar.
Frutas porcionadas (melão, melancia, mamão, etc) podem ser mantidas na geladeira protegidas por papel filme para não oxidar e secar. Se costuma deixar prontas saladas de frutas mantenha em potes bem vedados. Consuma em 24 horas.
Fique atenta/o: nem tudo deve ser lavado antes de colocar na geladeira.
Ovos são um exemplo, pois a casca é porosa e a umidade pode penetrar e acelerar a deterioração.
Uvas tem uma película natural que as protege portanto só devem ser lavadas na hora de consumir.

. como colocar nas prateleiras: organize os alimentos nas prateleiras de maneira correta, considerano que as mais altas são para laticinos, carnes, aves e peixes e as mais baixas para frutas e verduras. O gavetão da geladeira pode ser utilizado para legumes e verduras embaladas e para as frutas mais resistentes sem embalagem.

. ovos – transfira os ovos da embalagem original (porosa e sujeita à acumulo de sujeira e bactérias) para uma vasilha ou porta ovos, sem lavar. Se as cascas estiverem com resíduos passe um papel toalha para remover. Mantenha na prateleira intermediária, evitando a oscolação da temperatura com o abre e fecha da porta.

 

 

Comentários