O que fazer com os alimentos do freezer quando faltar energia?

O que fazer quando falta luz com o que estava armazenado no freezer?
Ontem em São Paulo tivemos fortes chuvas, que causaram inclusive mortes, quedas de árvores e muitos transtornos. Desde as 17:15 h da segunda-feira, até as 13:40 h de hoje, terça-feira, meu bairro ficou sem energia  e ficamos aguardando restabelecimento por 20 horas.

Além de ter ficado sem bateria do celular, sem internet e sem bateria do notebook, meu maior transtorno foram os alimentos no freezer. Não tinha nenhum produto industrializado ou prato pronto, só carne e frango, embaladas em porções. Que estavam descongelados quando a energia retornou.

Ao invés de acreditar que isso foi um prejuízo, passei umas horas na cozinha cozinhando alguns pratos: o peito de frango em cubos refogado vai ser congelado em porções e servirá para um estrogonofe, recheio de uma torta. O contra filé em tiras feito na panela com molho ferrugem vai acompanhar legumes, e assim em diante. Tudo embalado em potes de vidro e etiquetados.

Fica minha dica: quando um produto in natura (cru) descongelar nunca torne a congelar. Prepare algumas refeições, utilizando tudo que descongelou e só depois volte a congelar.

Mudando o estado do alimento de cru para cozido podemos congelar o prato pronto ou semi pronto com segurança.

 

potes

Imagem: Divulgação

Comentários