A evolução das tarefas domésticas: porque a vida é curta para ficar dando brilho no chão e nas panelas.

panelas

 

Muita coisa mudou e evoluiu no jeito com que organizamos e executamos as rotinas domésticas. Tudo acompanhando a evolução da vida familiar, profissional. Mais pessoas trabalham, estudam  e cuidam de suas casas, e a maioria mesmo sem ajuda de uma profissional doméstica. Isso significa menos tempo e maior necessidade de planejar-se e organizar-se. Afinal quem tem tempo para passar panos de prato, roupa íntima e fazer vinco em calça jeans.

Além dos produtos de limpeza que se tornaram mais  acessíveis os eletrodomésticos estão muito mais eficientes. Aspirador que higieniza com água, lava louças e lavadora de roupas inteligentes, panelas eletricas, fogão com timer, cooktop vitrocerâmico, mega geladeiras….

Às vezes me perguntam por que a enceradeira desapareceu dos lares. Porque os pisos são mais fáceis de cuidar e limpar e passar horas empurrando a enceradeira para dar brilho é coisa que ficou no passado. Viva o sinteko e o cascolac no piso de madeira!

A indústria de revestimentos é um exemplo dessa transformação do jeito de morar: porcelanatos ao invés de piso cimentício em que era preciso passar cera (!!!), revestimentos de parede e tintas laváveis, que podem ser limpas com pano e detergente e ainda  muitos outros  materiais com que nossas casas são feitas que nem caberia relacionar aqui.

E no quesito panelas então, hoje temos as de ceramica, carbono e inox, que corretamente utilizadas e tratadas dispensam a lã de aço e deixam as mãos (e braços) da dona de casa ou da ajudante agradecidas.

Então, uma casa limpa não é necessariamente uma casa que brilhe mas sim aquela em que superfícies e utensílios foram corretamente higienizados.

Não complique, simplifique!

 

Comentários