Misturas milagrosas para limpeza: cuidado!

 

Desde que a onda de conscientização de que produtos naturais ajudam na otimização da limpeza, diversas especialistas da área   têm sido entrevistadas para portais e revistas e outras tantas têm postado receitas de misturas com bicarbonato, vinagre, álcool e de quebra amaciante (natural?).

Isso para não mencionar as fórmulas “caseiras” de preparar um sabão tira-manchas para lavar roupas, ralando sabonete, sabão em barra tira-manchas (oi?), sabão em pó e …bicarbonato.  Ou seja produtos de consistências diferentes, com tempos diferentes para dissolver na água e que foram projetados pela indústria para serem utilizados de forma diferente dessa mistureba.

Nem sempre a relação dos produtos é correta. Bicarbonato de sódio é um alvejante potencializado na combinação com o vinagre (ou limão) e não com álcool. O álcool por sí só é um branquedor que dispensa misturas.

Misturar detergente em pó(sabão) com álcool também não funciona (veja quadro abaixo).

E colocar a barra de sabão tira manchas no compartimento da máquina de lavar é um equívoco e o fabricante não recomenda, não porque quer vender mais o tira manchas em pó, mas sim porque o em barra é oara ser aplicado nas manchas e não como alvejante.  Vanish barra 1

Print de mensagem no meu perfil pessoal facebook

Ou seja, não saia por ai divulgando misturas mágicas sem pesquisar, conhecer os elementos químicos dos produtos naturais, não dê aval apenas porque fez e acredita que é melhor do que o produto original.

Publicado no grupo do Facebook e reproduzido com autorização a propósito da multipla publicação de receitas de limpeza:

Estou acompanhando há algum tempo os posts e matérias sobre misturar álcool e vinagre, vou postar um conteúdo aqui porque  é importante tomar precauções e evitar misturar produtos em casa.
Número um, você não sabe o produto da reação(…)
Sempre evite fazer misturas malucas, neste caso, misturar o sabão eo bicarbonato de sódio, é chover no molhado, um anula o efeito do outro com o acetato de etila.
Tomem muito cuidado, algumas misturas  podem levar a produção de vapores que causam cegueira, perda do olfato, alergias graves e até a morte!
Sou Eng. Química, professora de química e responsável técnico de algumas empresas na área de limpeza e tratamento de resíduos (…) 

Comentários