Mitos da limpeza doméstica – roupa de molho de um dia para o outro

maquina-roupas-de-molhoMuita gente acredita ser mais  eficiente colocar as roupas de molho em água e detergente (sabão em pó) na máquina de lavar por longos períodos e até de  um dia para o outro.

Conforme instruções  dos fabricantes dos produtos de lavagem de roupas  o tempo para o molho eficiente é de 1 hora para as roupas escuras e de até 2 horas para as roupas claras.

A ação de limpeza (soltar as sujidades das fibras)  cessa depois desse tempo e  a sujeira que estava em suspensão na superfície da água  acaba descendo e voltando para as peças onde vai se fixar novamente. Ou seja, você lava as suas roupas com água suja. Outro efeito negativo: as roupas  que permanecem de molho por muito tempo podem desbotar e  ficar com mau cheiro.

E assim, ao contrário do que muitas pessoas acreditam e recomendam, deixar as roupas de molho por mais tempo não as deixa mais limpas.

Dica: “O sabão em pó tem agentes cuja função é retirar as impurezas das fibras e deixá-las suspensas na superfície da água. Essa ação dura apenas 45 minutos. Depois disso, a sujeira vai descendo e volta a se fixar na roupa”, explica Ricardo.(Quality) Por isso, o ideal é que esse procedimento dure, no máximo, uma hora. Daí, ou você troca a água e o sabão em pó ou parte para a lavagem.”

Comentários