Entrevista: dicas para tirar manchas no Disney Babble

disney bubble

 

Leia mais aqui: Disney babble

Eliminando manchas

“Para que a sujeira não fixe, procure lavar a peça imediatamente. É importante lembrar que todo o processo de remoção de manchas deve ser feito antes das roupas serem colocadas na máquina”, ensina Ana Afonso, consultora de organização residencial e empresarial.

A seguir, saiba como agir diante dos principais tipos de manchas:

Batom: coloque um pouco de álcool sobre a mancha, deixe agir por alguns minutos e lave normalmente. Outra opção é retirar o excesso com papel-absorvente e lavar a área com detergente neutro.
Caneta: umedeça a mancha com álcool e coloque um papel-toalha embaixo para absorver o excesso. Se preferir, aplique com um chumaço de algodão ou cotonete. Para que a mancha não aumente, evite esfregar. Enxágue e depois lave normalmente.
Desodorante e suor: molhe o local manchado com água e acrescente um pouco de bicarbonato de sódio, até formar uma pasta. Deixe de molho em um balde com água e sabão por 30 minutos. Feito isso, esfregue e lave normalmente.
Ferrugem: aplique um pouco de suco de limão na área afetada e deixe ao sol por 15 minutos. Enxágue bem e lave normalmente. “Ao manusear o limão, utilize luvas para evitar respingos e possíveis manchas na pele”, alerta Ana Afonso.
Gordura: coloque um pouquinho de talco ou amido de milho sobre a mancha e espere alguns minutos. Utilize uma escovinha para retirar o excesso do produto ou posicione um papel-absorvente embaixo da mancha e, então, pressione, para que a gordura seja absorvida. Em seguida, deixe a peça de molho em um balde com detergente neutro e água morna até esfriar. Para finalizar, esfregue, enxágue e lave.
Mofo: para peças claras, aplique um pouco de vinagre branco e deixe agir por 20 minutos. Ensaboe a região com sabão de coco e esfregue algumas vezes. Na hora de lavar, acrescente 1 xícara (café) de bicarbonato no nível médio da lavadora. Já para as escuras, a dica é mergulhar a roupa em um balde com água e 1 xícara (café) de vinagre branco por 20 minutos. Depois é só esfregar, enxaguar e lavar normalmente.
Molho de tomate: umedeça a roupa e esfregue a área suja com uma escova macia. Molhe a peça, repita a mesma operação e lave normalmente. Caso a mancha esteja seca, aplique a mesma pasta de bicarbonato utilizada para retirar as manchas de desodorante e suor. Deixe de molho em um balde de água por 30 minutos, esfregue algumas vezes e lave na máquina.
Sangue: em tecidos brancos e com mancha já seca, aplique água oxigenada 10 volumes sobre a marca e espere agir. A seguir, coloque de molho por cerca de 15 minutos. Depois esfregue com cuidado, enxágue e lave normalmente. Em tecidos coloridos ou manchas úmidas, retire o excesso com papel-toalha e, em seguida, esfregue um cubo de gelo.
Tinta guache: nada de se desesperar quando os pequenos chegarem sujos da escola! Como o produto é à base de água, a mancha sai facilmente. Basta deixar de molho na água limpa e lavar normalmente depois.
Vinho: umedeça um pano com água morna e pressione o local afetado para amenizar a mancha. Depois disso, lave como costuma fazer.

Comentários