Higiene na cozinha: sua pia esta realmente limpa?

Li num artigo  de um site de organização  que o banheiro é o lugar da casa que acumula mais sujeira e que esse é o cômodo da casa que a maioria das donas de casa ou suas funcionárias detesta limpar. (o que talvez explique porque se acredita que é preciso usar  litros de água sanitária, sabão em pó e muita água diariamente).

No entanto, a cozinha pode ser o lugar onde bactérias e os germes mais perigosos se instalam. A pia pode acumular até 100 mil vezes mais germes e bactérias que o vaso sanitário, segundo estudos.

Se você só se preocupa com a higiene e desinfecção do vaso sanitário veja as dicas para limpeza completa da pia da cozinha:

 

6_pia

Louças , panelas e utensílios não devem ser colocadas na pia sem que todos os resíduos e restos de alimentos tenham sido removidos.

pia 3 Não acumule a louça para lavar: o hábito de deixar a louça na cuba e
água nas vasilhas cria um caldo  onde se desenvolvem as bactérias.

Kitchen sink and washing up in summer sunlightDeixar a louça lavada no escorredor de pratos sobre a pia mantém a superfície constantemente molhada,  favorecendo a proliferação das bactérias. Seque e guarde, liberando a bancada.

 

Higienizando corretamente:

  • Ao  finalizar a lavagem das louças remova os resíduos da cuba e todos os objetos sobre  a pia :  faça a limpeza utilizando água quente e detergente neutro ou desengordurante. Evite usar produtos clorados que podem provocar o desgaste da pedra ou material do qual a bancada é feita e manchar as partes de inox.
  • Esfregue a cuba e a bancada  com uma esponja, aplique um desengordurante ou limpador com ação bactericída, e não se esqueça de nenhum canto. Enxague e seque.
  • Utilize pelo menos uma vez ao dia uma escova de cerdas duras para eliminar a sujidade que se fixa nas bordas internas (gordura e produtos de limpeza formam uma camada lodosa escura) onde a cuba de aço é fixada na pedra.

 

Comentários