Como eliminar as manchas de desodorante das camisetas escuras

 

Algumas manchas das roupas são consequência do uso de determinados produtos de higiene pessoal, como os desodorantes e perfumes que reagem com o suor corporal. Tirar essas manchas de peças claras é um processo mais fácil, já que se pode usar tira-manchas sem cloro, alvejantes e ainda o sabão em barra mais o processo de esfregar manualmente a área.

E como eliminar ou minimizar as manchas esbranquiçadas das peças escuras, notadamente aquelas que se fixam nas malhas, na região das cavas?

cp

1º Passo: Pré-lavagem: coloque a peça na água fria e limpa para soltar os resíduos do desodorante. Deixe por cerca de 10 minutos e esfregue suavemente. Descarte a água, enxague  e aperte a peça para eliminar a maior parte da  umidade.

2º Passo: Com a peça úmida, coloque uma quantidade de bicarbonato de sódio dissolvido em um pouco de água o suficiente para cobrir a região manchada.

cpm

3º Passo: Deixe agir por 15 a 20 mim. Esfregue suavemente e coloque em um balde com água e 1/4 de tampa de um sabão líquido de boa qualidade, esfregando bem as áreas manchadas. Se preferir faça a lavagem na máquina no ciclo rápido.

Final: enxague abundantemente, elimine a água ou  centrifugue na máquina e coloque para secar.

Dica: tratar as manchas logo nos primeiros usos da peça funciona para não deixar acumular ou queimar as fibras dos tecidos. Em peças já mais usadas ou nas quais se usaram métodos agressivos de limpeza, a região permanecerá com o aspecto desgastado sendo praticamente impossível recuperá-la.

Comentários