Como manter o apê da praia organizado – Portal Morar Kallas

Morar Kallas ap de praia

Férias de verão: saiba como manter o apê de praia organizado

apartamento-praia

Fechadas durante boa parte do ano, as casas de praia ganham vida nova com as férias de verão. E neste clima de descontração e descanso, muita gente que embarca para o litoral acaba se esquecendo de alguns detalhes essenciais para deixar tudo organizado antes, durante e depois do passeio.

De acordo com a organizadora profissional Ana Afonso, o primeiro passo para garantir que todos se divirtam, descansem e aproveitem a temporada é planejar tudo com antecedência. “Verifique como está o apartamento em relação à limpeza e o estado dos equipamentos como geladeira, fogão, chuveiros e providencie as devidas mudanças antes da chegada da família e dos convidados”, disse ela.

Outro item básico para manter a ordem diz respeito à quantidade de pessoas que estarão no lugar. A profissional da organização Ana Ziccardi aconselha que este fator seja decidido previamente, para que seja possível prever se o imóvel comporta tantas pessoas. “Não aconselho receber além do número de camas disponíveis para hóspedes. É melhor fazer vários grupos pequenos e todos se sentirem bem, inclusive a anfitriã, do que receber uma única vez e todos estarem desconfortáveis”, completou ela.

A partir disso, será possível calcular a quantidade de comida e roupas de cama e banho para satisfazer a todos os convidados. De acordo com Ziccardi, é preciso ter ao menos um jogo de lençol, duas toalhas de banho e duas de rosto para cada um, e 06 toalhas de mão disponíveis em cada banheiro. No lavabo pode-se optar por toalhas descartáveis, que hoje estão disponíveis em várias cores e estampas, facilitando a vida de quem recebe.

“Se você não tem roupas de cama e banho suficientes para todos, peça aos seus convidados que levem cada um a sua”, aconselha a organizadora.

Para que você fique tranquilo antes de colocar os pés na areia, as entrevistadas selecionaram quais são os principais cuidados que você deve ter e as soluções para evitar qualquer tipo de problema.

Limpeza

Essencial para causar uma boa impressão e manter a boa convivência, a limpeza deve ser feita antes, durante e depois da viagem. Caso você tenha uma faxineira responsável por limpar o apartamento, deixe-a a postos com, ao menos, uma semana de antecedência. O ideal, segundo Ana Ziccardi, é que os armários, camas e o restante da casa estejam limpos pelo menos um dia antes do começo das férias.

 Morar Kallas ap1

Trocar toalhas e roupas de cama periodicamente é essencial para manter casa organizada e limpa (foto: shutterstock)

Caso a faxina fique sob sua responsabilidade, a regra é a mesma: chegue uma semana antes dos convidados e deixe tudo em ordem. “Tenha sempre em mente esta agenda antes de definir a data de chegada dos seus hóspedes. Priorize a arrumação das camas e deixe as toalhas disponíveis. Organize também a geladeira, verifique a quantidade de gelo, faça gelo várias vezes e armazene-os em saquinhos plásticos próprios para freezer”, aconselhou ela.

Já Ana Afonso alerta para os itens de higiene, como papel higiênico e sabonete, que não podem faltar em momento algum. “Não se esqueça também dos inseticidas e repelentes de insetos e de uma farmacinha básica”, falou a especialista. Ter armazenados protetor solar, hidratante e outros produtos de perfumaria também podem deixar as férias mais fáceis.

Após a chegada dos convidados, as especialistas aconselham a trocar, periodicamente, os itens laváveis e também limpar a casa com produtos de limpeza. No fim da viagem novamente será necessário refazer a faxina, afinal, o local ficará fechado por um bom tempo.

Alimentação

Este é o elemento com maior potencial para causar discórdia e conflitos. Para diminuir consideravelmente estas possibilidades, use o planejamento. Neste caso, comece deixando petiscos, como bolachas e salgadinhos, em potes à vista dos convidados para que, em momentos de aperto, eles possam comer sem depender de você.

Já para as refeições fixas do dia, a dica de Ziccardi é montar um cardápio para todo o período da viagem, que facilitará, inclusive, na hora de fazer as compras. “Todos os convidados sempre perguntam o que deverão levar, mas atenção, você convidou e quem convida é responsável pelas refeições principais. Nada de pedir que os hóspedes levem a carne do churrasco. Peça apenas que levem uma sobremesa ou então frios para lanche”, sugeriu ela.

Compre e leve tudo com antecedência, pois, além de economizar, você também evitará o risco de não conseguir encontrar itens básicos no litoral. E não se esqueça também: no verão os alimentos estragam com mais facilidade, então, não deixe nada perecível fora da geladeira e cubra os alimentos que estiverem expostos, protegendo-os de insetos.

Para não perder a diversão

Outro tema que pode acabar deixando muita gente contrariada é a possibilidade de perder parte do dia na praia para organizar refeições. Neste ponto não há mistério: na noite anterior, deixe a mesa de café da manhã arrumada, mantendo na geladeira os frios, sucos e laticínios em pequenos potes, para facilitar o processo. “Deixe combinado que o último que tomar café deverá guardar os perecíveis na geladeira”, sugeriu Ziccardi.

Infelizmente, você terá que se levantar mais cedo que os hóspedes para verificar se há papel no banheiro, trocar toalhas e deixar a casa em ordem. Aproveite também e confira no cardápio o que será servido no almoço e retire do freezer ou geladeira o que será usado.

Priscila Sabóia, organizadora profissional, dá outro conselho que pode evitar atrasos: dividir as saídas à praia em turnos. “É legal combinar com todos que estão na casa qual o horário que todos sairão. Se as pessoas ficarem divididas, façam dois horários de ida à praia, por exemplo, um para quem tem crianças e precisa ir cedo e outro para quem pode ir à qualquer hora”

Para dias de chuva, não se esqueça de levar jogos de tabuleiro, livros, revistas, cds e dvds e jogos eletrônicos. Eles farão a diferença  quando o tempo não for convidativo. No mais, estes acessórios servem como ótimas ferramentas para entrosar as pessoas.

http://morarkallas.com.br/index.php/2014/01/ferias-de-verao-saiba-como-manter-o-ape-de-praia-organizado/

Comentários