Abastecendo a casa: as compras de supermercado, feira, quitanda

 

A programação de compras para abastecer a casa – geladeira, freezer e  despensa – varia de casa para casa. Enquanto ainda há donas/donos de casa que preferem a compra mensal, em outras há um planejamento mais otimizado, tanto para uma programação de consumo sem desperdício quanto para uma boa gestão econômica.240-supermarket

E eu sou uma dessas pessoas, que programa idas semanais às compras. Determino quanto tempo vou dedicar à essa tarefa  e mantenho o controle tanto ao fazer as compras  quanto na organização da despensa na volta para casa.

Porque eu recomendo fracionar? Primeiro pela dificuldade em mensurar quantidades (quem não acaba deixando um produto vencer na despensa?) e principalmente por poder variar a alimentação, com economia, já que semanalmente há promoções e ofertas. Exemplo: consumo o café A, que na semana passada estava a R$ 16,00/quilo. Nesta semana esta a R$ 12,00/quilo. Se eu tivesse trazido a quantidade para o mês na primeira semana, a diferença daria para comprar mais  2 quilos na oferta!

Há ainda a facilidade do suprimento da casa através do delivery, tanto pelas grandes redes quanto pelos comércios locais, de supermercados a produtores de orgânicos. Economia de tempo e abastecimento planejado.

Como me organizo:

Mantenho um controle de despensa.

Não faço estoques de grãos, farinhas, massas (aqui a  chamada compra do mês é coisa do passado, da época da inflação galopante). Compro o suficiente para as preparações que vou fazer até a próxima compra:  2 kilos de arroz, um de feijão, 1 litro de óleo, 1 de azeite, etc. Isso dura cerca de 15 dias.
Quando há um item em promoção, com o preço comprovadamente mais baixo do mês, compro uma unidade ou duas a mais.

Cardápio semanal planejado

Tenho vários montados e muitas vezes faço o cruzamento entre as sugestões. Para ter uma alimentação saudável eu faço as compras de acordo com o que planejo para as refeições da semana.
Com os preços dos alimentos subindo tanto, otimizar e racionalizar as compras de mercado tem sido uma ferramenta muito eficiente aqui em casa e que recomendo aos leitores e aos clientes da consultoria doméstica.

Meu calendário de suprimento da despensa e geladeira:

  • Vou ao supermercado a cada 10/12 dias – assim aproveito as ofertas.
  • Vou ao hortifruti 1 vez por semana e a cada 15 dias faço algumas compras na feira. Dou preferência às frutas e vegetais da estação.
  • Compro carnes, aves, peixe duas vezes no mês, separo as porções e congelo.

E levo sempre a lista para não comprar por impulso ou esquecer algum item.

Comentários