Listas detalhadas de limpeza – # Cozinha

Esta é mais uma lista do  Planejamento de Limpeza da Casa, que indico para leitores e meus clientes, e que evidente, pratico em minha casa. O hábito da limpeza com balde e muita água é cada vez menos recomendada e é possível ser eficiente  manter tudo limpo racionalizando o emprego dos produtos químicos e administrando o tempo gasto.

As tarefas recomendadas são distribuídas pela semana, pelo mês e algumas são eventuais.

COZINHA 

Sugestão:  para  limpeza geral  seguir a sequência paredes e revestimento de azulejo, armários e gabinete, fogão, pia e bancadas, micro-ondas, geladeira, mesa, e piso.

Semanal (ou cuidados diários  sempre que necessário)

Paredes azulejadas
Nas  paredes ao redor do fogão esfregar detergente/desengordurante com esponja e finalizar com pano úmido ou enxaguar com água sem exagero, evitando molhar toda a área da cozinha.

Piso
Além do pano com desengordurante diário no piso, faça a limpeza mais detalhada, usando produto específico, aplicando com esfregão/mop e removendo com ajuda de pequena quantidade de água. Finalizar com pano úmido e aplicar um produto específico para o material do piso. Evite usar sabão em pó na limpeza e cera na conservação. Fica escorregadio e com aspecto de embaçado.
Trocar tapetes, lavar lixeiras.

Fogão
Aplicar  desengordurante ou detergente com uma esponja nas partes em inox, remover os resíduos e a espuma com um pano úmido e finalizar com pano seco.
Esfregar  com esponja ou lã de aço macia  e saponáceo cremoso os queimadores e as tampas. Seque bem antes de recolocar nos bocais.
Limpar as grelhas do tampo com mesmo método, secar bem.
Com um pano macio ou esponja aplicar detergente em água morna nos botões e partes pintadas.
Limpar  o tampo de vidro e o visor do forno  com desengordurante, finalizar com  um pano umedecido em água e vinagre.

Armários e gabinetes
Fazer a limpeza com esponja ou pano macio e  aplicar limpador multiuso com desengordurante nas partes externas.  Para armários com revestimento branco substituir o multiuso por sabão de coco e esponja macia , removendo bem a espuma com pano úmido e secando para finalizar. (Alguns produtos amarelam o branco).
Organizar as gavetas de talheres, panos de prato e utensílios.

Pia e bancadas
Limpar os tampos em mármore ou granito com água quente e   detergente neutro, evitando produtos clorados e escovas duras para não remover a proteção da pedra.
Cubas de aço para não perderem o brilho devem ser limpas com saponáceo cremoso e esponja macia.
Desobstruir o ralo de escoamento de qualquer resíduo e colocar uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e despejar água quente para eliminar a gordura que se acumula na entrada do sifão.

Geladeira e micro-ondas
Fazer a limpeza com esponja ou pano macio e detergente neutro  nas partes externas. Seque bem.
Para proteger o exterior da geladeira dos respingos de água e gordura aplique um pouco de lustra-móveis com pano macio.
Limpar com pano úmido e algumas gotas de detergente as prateleiras da geladeira e o interior do micro-ondas.

Limpar mesa e cadeiras
Mantenha sempre a mesa/balcão da cozinha limpa, removendo migalhas, marcas de molhado.
De acordo com o material (madeira, laminado, pedra) faça a limpeza diária com pano úmido e detergente, limpador multiuso ou produto específico.
As cadeiras devem ser limpas – assentos, encosto, pés e pernas – com pano ligeiramente úmido e se tiverem manchas, com detergente.

Limpar potes, eletrodomésticos e  enfeites em cima do balcão
Limpar logo após o uso ou ao final da limpeza diária da cozinha. Semanalmente fazer a limpeza para remover pó, manchas e gordura, com limpador ou detergente neutro.

Filtro de torneira, purificador de água
Fazer a retro lavagem ou o processo de limpeza interna recomendada pelo fabricante.

Quinzenal

  • Limpeza das áreas azulejadas: Com o auxílio de um mop ou pano de limpeza preso ao rodo e um limpador multiuso faça a limpeza dos azulejos do piso ao teto. Use um pano úmido para remover os resíduos e finalize com um pano seco.
  • Limpeza interna dos armários, gavetas  e gabinete: remova os utensílios e faça a limpeza interna com pano e detergente, secando bem antes de repor as coisas.
  • Na área da despensa limpe prateleiras e o piso e confira os produtos armazenados, descarte os que eventualmente podem estar vencidos e reorganize.
  • Limpar as  portas da cozinha com pano e detergente.
  • Limpar as janelas com desengordurante ou limpa vidros
  • Limpar o exaustor com desengordurante.

Mensal ou quando necessário

  • Limpeza interna da geladeira/freezer: desocupar os compartimentos e prateleiras. Lavar gavetas e partes removíveis com água e detergente neutro.
    Passar esponja ou pano úmido com detergente. Finalizar com pano úmido e algumas gotas de vinagre de álcool para remover eventuais odores.
  • Trocar filtros do exaustor.
  • Limpar o forno: use produto desengordurante ou apenas pano úmido se o fogão tiver sistema autolimpante.

Material: limpador multiuso com desengordurante, detergente neutro, sabão de coco, escova média, esponjas, panos de limpeza, 1 balde, mop ou vassoura e rodo.

 

Comentários