Organização de despensa – dicas e detalhes de trabalho realizado

 

Dicas para uma organização eficiente

Antes

1. Inicie a organização do espaço, retire todos os produtos, faça a conferência das datas da validade e descarte se for o caso.

2. Limpe prateleiras, paredes e piso. Use produtos de limpeza que não deixem cheiro forte ou resíduos que possam passar para os alimentos

Detalhes despensa

3. Agrupe os itens: grãos e farinhas, lataria, condimentos, massas, etc. Use bandejas para manter o estoque de embalagens fechadas, organizadas pelas datas de vencimento.

4. Reuna os itens que mais consome diariamente numa prateleira na altura dos olhos, para facilitar o acesso e manter a organização: arroz, feijão, matinais, doces.

Organização 1

5. Transfira para potes (vidro ou plástico atóxico) todos os alimentos assim que iniciar o consumo. Deixar as embalagens abertas (ou apenas com o  fechamento por prendedores) pode atrair insetos e acelerar o processo de deterioração.

Organização 2

6. Coloque nas prateleiras mais baixas os itens mais pesados.

7. Utilize as prateleiras mais altas para itens de pouco uso que não tiverem lugar nos armários da cozinha.

Organização 4

8. Mantenha os descartáveis em suas embalagens originais e agrupe: guardanapos, papel toalha, pratos e copos. Use caixas para proteger da exposição.

Organização 6

Organização 39. Identifique os locais com etiquetas para que tudo se mantenha em seu lugar original e permita fazer a ordenação dos itens que entrarem na despesa nas compras seguintes.

10. Mantenha longe da despensa os produtos de limpeza.

Comentários