Tarefas domésticas e a ciência da organização

Em um dos recentes treinamentos de reciclagem de empregadas em domicílio que realizei uma das funcionárias me disse: mas serviço doméstico não tem ciência, é só ir fazendo, do jeito que aprendi…

Com os hábitos da vida moderna  e nova disposição das coisas nas residências, o lançamento de eletrodomésticos de alto desempenho, a industria colocando à disposição produtos de limpeza cada vez mais eficientes, serviço doméstico tem sim ciência, ou melhor, tem a maneira correta de ser executado.

O que é preciso :

1. Conhecer o funcionamento dos eletrônicos e eletrodomésticos para facilitar as tarefas e agilizar o tempo gasto com elas.

2. Adquirir o hábito de ler os rótulos dos produtos : os maiores problemas, principalmente no dia a dia e na lavagem das roupas, é o uso incorreto dos produtos como sabão em pó, alvejantes, limpadores. Usar uma quantidade maior do que a indicada pode manchar as roupas, desgastá-las e danificar pisos, revestimentos, móveis e tapetes. Não saber qual a correta utilização faz com que se tire menos proveito na ação de limpeza.

3. Entender melhor os procedimentos básicos na hora de preparar as refeições: como descongelar com segurança, como higienizar corretamente alimentos, utensílios e panos de cozinha.

cleaning

E  importante, principalmente para as profissionais do setor doméstico, é estar aberta a aprender coisas novas, disposta a fazer correções nas práticas e atualizar os conhecimentos para obter o melhor resultado com menos desgaste e mais qualidade de vida no trabalho.

Ser eficiente e eficaz faz a diferença no mercado de trabalho.

 

Comentários