Organização – Livre-se da bagunça um cômodo por dia

Tem sempre coisas fora do lugar na sua casa e  você esta cansada de tentar organizar a bagunça? Um dos principais causadores da bagunça é o excesso de coisas que mantemos: roupas, sapatos, brinquedos, utensílios, revistas, etc.

Para poder definir os locais onde guardar e manter suas coisas comece pelo descarte – o declutter – do que não usa, não serve, não tem conserto, não quer mais.

Depois que racionalizar os itens que vai manter,  em um dia é possível organizar um cômodo da sua casa e em uma semana ou em uma quinzena em dias alternados, toda a casa estará organizada.

Método:

  • Tire um dia só para trabalhar num dos cômodos, evitando distrações ou compromissos que possam interromper o processo. Estabeleça um prazo (minutos, horas) e mantenha o foco.
  • Junte o material que vai precisar: caixas de papelão, sacos de lixo, etiquetas para identificar o conteúdo e o destino das coisas que vai descartar: manter, doar, vender, descartar, lixo!
  • Racionalize: começe pela área mais bagunçada e vá progressivamente trabalhando nos setores seguintes: gavetas, prateleiras, mesas, etc. Não ponha tudo de pernas para o ar ao mesmo tempo, isso pode desanimar e tomar mais tempo do que realmente é necessário.
  • Leve as caixas para outra área: armazenar ou  doar, descarte os sacos de lixo. Aproveite para passar o aspirador e limpar o cômodo (não é faxina mas limpeza caprichada).
  • Traga de volta as caixas com as coisas que serão mantidas nesse cômodo e inicie a organização. Definir um lugar para cada coisa é a melhor maneira de manter a ordem.

 

Pronto! Guarde as caixas vazias para o próximo cômodo que vai organizar e não se esqueça de manter as caixas de doações em local acessível para entregar nos centros de arrecadação (igrejas, asilos)  quando finalizar o processso de organização.

Comentários