Revista Zap Imóveis – dicas para organizar a casa antes da reforma

 

Aumentar a sala, remodelar a cozinha ou construir um quarto a mais pode ser o sonho de muitos proprietários, mas este objetivo pode virar um pesadelo, caso não sejam tomados os cuidados necessários durante a reforma. Mas não é preciso entrar em pânico. Providenciamos aqui algumasdicas que ajudam a passar por esta transformação minimizando a sujeira e o risco de objetos quebrados.

Ao reformar a casa, forre o chão com plástico ou papelão para evitar que haja danos ao piso (Fotos: Thinkstock)

“Antes de começar a reforma, é preciso retirar todos os objetos de decoração, inclusive os quadros nas paredes e objetos soltos na estante”, diz Ana Afonso, organizadora profissional. Desta maneira, evita-se que eles se estraguem. Os itens devem ser embalados ou encaixotados e precisam ficar em um lugar protegido.

Móveis – Assim como os eletrodomésticos, a mobília deve ser coberta. “Um pano, uma cortina ou manta que não se usa mais pode cobrir os objetos”, sugere Ana. A especialista recomenda também a utilização de plástico para proteger os móveis de umidade e respingos.

Chão – Um dos principais cuidados que não devem ser esquecidos na hora da obra é forrar o piso. “Revista toda a área que será reformada com plástico resistente ou então com papelão ondulado, que, embora seja mais caro, é a melhor opção. O custo vale o investimento”, afirma a organizadora.

De acordo com Ana, apesar de o jornal apresentar um custo mais em conta, ele não é apropriado para forrar o chão. “O material rasga muito facilmente e pode soltar uma tinta que mancha o piso”, diz.

Guarda-roupas – Este móvel deve receber atenção para que os itens que estão no interior não recebam muito pó. “Cubra a mobília com um plástico e evite abri-lo o tempo inteiro”, recomenda a especialista. A sugestão de Ana é de que, antes da reforma, os proprietários separem as vestimentas, roupas de cama e toalhas que irão usar durante as obras e as coloquem em uma mala ou caixa de papelão.

Cozinha – Quem inclui a cozinha na reforma, pode ficar com o acesso limitado a esta área por alguns dias. “Se possível, transfira a geladeira para outro ambiente, para que ela não precise ficar desligada”, orienta a organizadora.

“Aqueles que optarem por ficar em casa durante a obra nesse ambiente, podem fazer lanches frios nas refeições, já que o alimento tem como ser preparado em outros cantos da casa. Outra sugestão é comprar comida pronta”, diz a profissional. O importante para evitar transtornos, segundo Ana, é evitar cozinhar neste período.

Peça aos trabalhadores que fizerem a reforma para, à medida do possível, deixarem o ambiente organizado no final do dia

Manutenção da área – Durante a reforma, é impossível manter a casa tão limpa quanto quando ela não está em obras, mas é possível minimizar a sujeira. “O ideal é pedir para quem está trabalhando no projeto recolher todos os entulhos e ferramentas possíveis diariamente, além de tentar não deixar resíduos. Assim, a área de circulação fica mais livre e os equipamentos não levantam poeira”, sugere a organizadora.

Planejamento – “É importante se organizar tanto logisticamente quanto financeiramente”, explica Ana. Para isso, a especialista ressalta que é preciso saber, com antecedência, como cada etapa da reforma será feita. “Se as obras interditarem partes fundamentais da casa, o ideal é que os proprietários saibam onde vão dormir durante o período”, diz a profissional. Da mesma maneira, é importante saber em que hora cada material deverá ser comprado, para não investir dinheiro no começo em algo que só será usado no final.

atualizado em 16/04/2013 às 12:38
por Olivia Caires | Fonte: ZAP Imóveis

Comentários