Como limpar o ferro de passar

Apesar de ser quase uma “receita de mãe para filha “, usar parafina (vela) ou esfregar uma esponja de lã de aço para limpar a base dos ferros elétricos não é a forma correta e recomendada pelos fabricantes.

ferro     * Extraído do Manual da B&D

  • Os ferros de passar podem ter  base de alumínio,de inox , cerâmica e acabamento antiaderente ou esmaltado e a esponja vai  riscar e danificar o revestimento.  Os resíduos da parafina se não forem bem removidos vão estragar as roupas quando o ferro estiver aquecido e em uso.
  • Nos ferros com função vapor esse procedimento entope as saídas causando dano que compromete o funcionamento dos mesmos.

Para evitar esse problema ajuste sempre a temperatura para cada tipo de peça mas se por acidente um tecido grudar ou queimar veja as dicas abaixo.

1 . Com o ferro ainda morno mas desligado da tomada passe a base várias vezes sobre um pano limpo e ligeiramente umedecido com água e detergente. Depois esfregue um pano seco para acabar de remover os resíduos.
2. O mesmo procedimento pode ser feito passando o ferro numa folha de papel craft.
3. Se a base do ferro for de alumínio (ferro sem função vapor), com ele desligado e frio aplique uma esponja com saponáceo cremoso, suavemente  e remova os resíduos com pano umido.

Comentários