Manutenção da casa: chuveiro e ralos dos banheiros

Aproveitando a diminuição do ritmo entre o Natal e a saída de férias pós Ano Novo, iniciamos aqui em casa o calendário de manutenção períodica.  (em breve publicação da versão completa).

Chuveiro/ducha.

  1. desligar a rede elétrica (disjuntor que fornece a energia para o  chuveiro ou  a chave geral da rede)
  2. utilizar uma escada firme e bem apoiada no piso para alcançar o chuveiro com segurança.
  3. geralmente a base (dispersor com os furinhos) é rosqueada, ou em modelos mais antigos presa por  parafusos tipo borboleta ou um único parafuso central: verifique se é necessário algum tipo de ferramenta, como chave para a desmontagem.
  4. retire a peça e com o auxílio de uma escova de cerdas firmes faça a limpeza em água e detergente neutro. Em seguida deixe de molho por cerca  de 15 minutos em uma solução de água limpa com  água sanitária e detergente neutro. Esfregue com a escova até remover os resíduos deixados pela passagem da água (cloro, calcário, ferrugem, impurezas do encanamento). Enxague.
  5. reponha a peça no chuveiro, abra o registro de água para  verifique a vazão e se o encaixe ficou bem feito.
  6. religue o disjuntor/chave geral, coloque a chave seletora do chuveiro na temperatura desejada e abra o registro. Pronto!

Pia/lavatório

Verificar ralos e sifões periodicamente evita transtornos com entupimento e  quebra quebra.

  1. remova o que estiver  na entrada do ralo na cuba do lavatório com o auxílio de uma pinça (só para isso) ou uma haste de arame .
  2. posicione um balde sob a pia e desenrosque a parte de baixo do sifão (o copo no sifão tradicional). Despeje a água suja e os resíduos (geralmente fios de cabelo, barba) no balde e descarte a parte sólida na lixeira (não jogue  no vaso sanitário ou no tanque).
  3. faça a limpeza da peça com esponja e detergente. Caso esteja incrustrado, deixe de molho por 10 minutos em água sanitária (4 colheres de sopa para 1 litro de água). Escove e enxague.
  4. Antes de reinstalar a peça verifique se o restante do sifão não acumulou resíduos e remova com o auxílio da haste de arame. Fixe novamente o copo do sifão, abra a torneira e deixe correr a água.
  5. Para finalizar a limpeza despeje   1 colher de sopa de bicarbonato de sódio no ralo e em seguida 1/2 copo de vinagre. A reação dos dois produtos elimina os últimos  resíduos e não danifica a tubulação.

Ralos do banheiro e do box

Além de cuidados diários (remover fios de cabelo, evitar dispensar pedaços de sabonete, ou qualquer material) o ideal é fazer a limpeza na tubulação a cada  2 meses.

  1. Remova a grelha do ralo (geralmente nos banheiros ela é fixa por encaixe) e verifique se há acúmulo de material na primeira parte da tubulação (a que fica visível no piso).
  2. retire o material com o auxílio de uma haste de arame , sempre  com o uso de luvas , coloque num saco plástco e descarte na lixeira.
  3. despeje um balde de água com 1/2 copo de água sanitária vagarosamente, para remover inscrustrados (resíduos de gordura corporal, sabonete, shampoo) e esfregue com a vassoura do vaso sanitário.
  4. despeje água limpa e recoloque a grelha.

Comentários