Organização das contas pagas e outros comprovantes

Com a praticidade  do internet bank, muito da papelada que guardamos automaticamente pode ser salva no nosso computador. Veja como criar pastas e manter seus arquivos em ordem e sempre acessíveis.

1. O próprio banco mantém comprovantes e transações em arquivo, disponível por um período que varia de instituição para instituição.
2. É possível salvar o comprovante de pagamento, transferência, doc, etc…, em pdf e criar pastas específicas: por ano  e por  tipo de documentos.
3. Todos esses documentos podem ser armazenados em um pendrive, um HD externo, uma mídia.

Comprovantes e autenticações

Para aquelas transações/pagamentos que forem feitos fisicamente no banco, através do caixa, se houver disponibilidade escaneie e arquive no mesmo sistema acima.
Guarde os comprovantes físicos pelos períodos determinados pela legislação vigente (veja informações no link ao final desta postagem) .

Eu  arquivo meus documentos em papel por data mas há quem prefira  por favorecido/fornecedor (telefone, tv cabo, gas, condomínio, etc). Fica fácil administrar: fecho o mês com os pagamentos efetuados e com o total de  saídas anotado num envelope dentro da pasta do ano e tenho a contabilidade das despesas mensais.

 Leia mais: Prazos de guarda de documentos

Comentários