Organização e higiene na cozinha: os panos de prato

Panos de prato, panos de copa, toalhas de mão, não importa como sejam chamados, exigem  troca diária e cuidados na higienização.
Peço emprestado trecho e imagem da postagem da Ana Sinhana sobre o tema (e o pano de prato da imagem é arte dela própria).

Eu adoro pano de prato bonito. Tenho três gavetas na cozinha, cheias deles. E me surpreendeu, outro dia, um comentário no facebook numa foto dos panos de prato que eu recém tinha colocado lá na loja. A pessoa dizia que só não tava encardido, porque era novo…
Bom, aqui em casa nem tudo é novinho, mas gosto de pensar e tratar as coisas com carinho, então, troco os panos todo dia e, uma vez por semana os panos acumulados vão pra bacia com sabão e alvejante sem cloro; depois tomam sol e vão pra máquina de lavar. Uma colher (sopa) bem cheia de bicarbonato na lavagem (se não tiver peças coloridas no meio) também ajuda a manter tudo branquinho. Depois é estender no varal, secar, dobrar e voltar pra gaveta (não, eu não passo pano de prato à ferro).
Enfim, dá pra manter as coisas em ordem sem se tornar escrava, suprimindo algumas tarefas menos necessárias e custosas pro meio ambiente.
#ficadica

Post: Ana Sinhana

Comentários