Dicas para organizar receitas – Portal Bbel

Aprenda a organizar suas receitas

Por Tuany Troleze – Equipe BBel
Publicado em 11/10/2012

O hábito de arrancar páginas de revistas de culinária, de deixar livros de receitas espalhados e de imprimir milhares de vezes a mesma receita, pois nunca consegue achá-la, são mais comuns do que parecem. Para tornar o dia a dia mais fácil, a melhor opção é pensar em formas práticas de organizar as receitas. Ingrid Lisboa afirma que não há jeito errado de se organizar.   “Não existem regras para se organizar, o importante é saber se o jeito vai funcionar, já que deve ser prático para quem vai utilizar”, afirma a home organizer.

Carolina Rosa opta por usar um fichário com saquinhos plásticos para guardar suas receitas e considera essa a melhor forma de organizá-las. “Depois de separar por categoria, coloco a receita virada para frente dentro do saquinho plástico e no verso coloco a foto”, explica. Carolina finaliza dando a dica: “deixo sempre um espaço embaixo da receita onde posso fazer alguma anotação como, por exemplo, a facilidade de fazer, se agradou a todos ou o que posso alterar nela”.

A consultora de organização pessoal Ana Afonso afirma que existem muitas opções para a organização das receitas, deve-se apenas escolher a que for mais prática levando em conta seus costumes e facilidades. “As receitas podem estar impressas e colocadas em fichários com divisórias ou então coladas e copiadas em cadernos separados por categorias como pratos doces e salgados. Existe também a possibilidade de fazer um scrapbook com fotos e dicas e até organizar um livro personalizado de receitas a partir de pesquisas, selecionando as preferidas”, completa Ana.

Organizar receitas online e offline

Com a tecnologia tão presente atualmente, é impossível não considerar suas facilidades. Inúmeros aplicativos para celular existem para facilitar a vida de quem procura uma receita diferente para fazer ou quer armazenar as preferidas. Existe também a facilidade de organizá-las em pastas no computador e quando se quiser achar, é só pesquisar pelo nome do arquivo.

Ingrid Lisboa afirma que armazenar as receitas em pastas de computador divididas por categorias, como aperitivos, pães, massas, sopas, sobremesas ou até por tipo de culinária como italiana, japonesa, brasileira, etc., ajuda bastante na hora da procura rápida por algo específico. Ana Afonso incentiva o uso de aplicativos para celular na hora da procura de uma receita: “inove! Use aplicativos para consultar receitas diretamente de seu smartphone. Uma boa opção também é baixar e consultar os livros de receitas de seus autores favoritos no tablet”.

Leia Mais…. Onde guardar as receitas?

Link para o artigo original no Portal Bbel.

Comentários