Como receber bem para um jantar em casa

Organização é a palavra-chave quando se trata de receber bem os convidados para uma reunião em casa, um jantar. Planeje  com antecedência  e tenha em mente que a festa  é para os convidados e também  para você!

Escolha o tipo de festa levando em conta o espaço disponível: um jantar mais ou menos formal, uma noite de vinhos e acompanhamentos, uma festa americana, um churrasco na varanda, uma mesa no jardim.

  1. Lista de convidados – Relacione as pessoas que irá convidar, entre em contato por telefone ou e-mail  e não se esqueça de pedir confirmação. Saber quantas pessoas participarão  é fundamental não apenas para calcular as quantidades de comida e bebida mas também para arrumar a casa para  recebe-las confortavelmente.
  2. Cardápio –  aposte nos seus melhores pratos e naqueles que sempre recebem elogios.  Se estrear uma nova receita, um cardápio temático, teste tudo antes.   Escolha bem   os acompanhamentos e capriche nas sobremesas.  
  3. Lista detalhada de compras. Anote  todos os  ingredientes necessários para  as receitas. Fazer a lista com antecedência, permite identificar os locais para comprá-los (melhor relação entre preço e qualidade). Não se esqueça de calcular bem as quantidades  para que não falte comida.
  4. Prepare alguns pratos com antecedência e  congele.  Não deixe para fazer tudo no  dia e  ficar presa na cozinha. Desfrute da companhia dos seus convidados.
  5.  Reorganize a geladeira para acomodar  as bebidas , pratos frios,  as frutas e sobremesas. Verifique o espaço no freezer para os congelados e identifique cada prato com tempo necessário para o descongelamento  no dia da festa.  
  6. Bebidas.  Abasteça-se de água e  demais bebidas  em quantidades suficientes. Providencie gelo e tenha sempre copos limpos à disposição.
  7.  Arrumar a mesa. Dependendo do número de convidados você pode fazer um jantar sentado.Para um número maior de pessoas escolha  um serviço  informal. Monte uma  mesa central  com a comida ou distribua,  em  aparadores separados   os pratos quentes, os acompanhamentos frios, as saladas, frutas  e sobremesas. Coloque pratos, talheres e guardanapos juntos num aparador lateral. Os copos devem ficar  na mesma mesa das bebidas.
  8. Decoração da mesa. Use travessas e baixelas bonitas, escolha uma toalha especial.
  9. Decore a sala com  flores, mas sem excessos.

Fazer tudo sozinha dá muito trabalho – considere ter  uma pessoa contratada para ajudar no  dia. Peça colaboração de amigos que tenham habilidades culunárias: com as tarefas divididas  é mais fácil  cuidar da finalização dos pratos, da disposição da comida na mesa, trocar em tempo os pratos sujos por outros limpos e tudo o mais que for preciso providenciar.

Comentários