Organizando as roupas da casa para a chegada da Primavera

Esta é a última semana de inverno , apesar das temperaturas no último mês já  muito elevadas. É tempo de reorganizar a rouparia da casa: trocar as roupas mais pesadas pelas mais leves, lavar e higienizar cobertores e edredons, lavar ou substituir os travesseiros.

Edredons e cobertores devem ser lavados ao final do inverno. Se sua área de serviço for bastante arejada podem ser lavados em casa mas dê preferência à lavanderias que fazem a secagem mecânica.
Jamais mantenha seus cobertores e mantas dentro de sacos plásticos, principalmente aqueles em que são acondicionados na lavanderia. As fibras precisam “respirar” e o plástico impede o arejamento.
Mesmo nos sacos redutores de volume (a vácuo) é indicado fazer o arejamento a cada 60 dias.

Toalhas de banho

Tire todas as peças do seu armário e revise as toalhas, separe as mais usadas e faça o rodízio com as menos usadas. Lave as toalhas que ficaram mais tempo guardadas, colocando no último enxágue 1 copo de vinagre branco na água da máquina. O resultado são fibras mais soltas e livres de resíduos de sabão e amaciante.

Lençóis e fronhas, protetores de travesseiro

Para prolongar a durabilidade e manter a maciez separar  por cor, não deixar de molho ou usar água sanitária. Lavar com sabão de boa qualidade, na quantidade recomendada pelo fabricante e não abusar do uso do amaciante.
Pendurar os lençóis dobrados no varal facilita na hora de passar. Evite a secagem direta ao sol por período muito longo para evitar o desbotamento da cor e o endurecimento das fibras.

 

Travesseiros

O ideal é sempre arejar e ventilar o travesseiro  e substituí-lo a cada 6 meses. Use sempre capas protetoras, fazendo a lavagem na mesma frequência da troca de fronhas.
Os travesseiros só devem ser lavados em casa seguindo as instruções da etiqueta e se puderem ser completamente secos.

 

Nota: Atualmente as máquinas de lavar domésticas têm diversos  programas de lavagem e secagem. Consulte a etiqueta das peças para usar o ciclo e  a temperatura ideal.

 

Recomendações:
Duoflex
Altenburg


Comentários