Organizando a lista de compras de mercado para dois

Muitas vezes me pedem lista de compras pronta  para duas pessoas. Porém se na casa não se consomem determinados pratos, não é possível seguir uma lista genérica com itens básicos. Para quem não faz   pães, bolos, 1 quilo de farinha vai acabar estragando, assim como 500 g de fubá para quem não gosta de preparações com milho.
Em primeiro lugar é preciso listar os alimentos que as pessoas gostam e costumam consumir  e   determinar o cardápio da semana  e escolher as receitas.
De acordo com os ingredientes necessários para o preparo da refeição, calcular as quantidades fica mais fácil. Sem desperdício.

Sugestões

Cálculo de quantidades de cada item por pessoa em uma refeição.

  • Carnes:  150 a 200 g 
  • Peixes: 200 g 
  • Frango :100 g ou no mínimo um pedaço  por pessoa
  • Embutidos: 80 g
  • Arroz:    50 g do grão cru   (1/2 xícara de chá)
  • Feijão: 60/70 g grão cru  (1/2 xícara de chá)
  • Lentilha:  60 g do grão cru   (1/2 xícara de chá)
  • Massas: 80g a 100 g de massa crua  (1 xícara de chá)
  • Molho de tomate (acompanhamento de massas) – 75 g para cada 100 g de massa crua.
  • Óleo: 900 ml por mês (para 2 pessoas)
  • Açúcar: 25/30 g por pessoa/dia (2 colheres de sopa) (ou de acordo com o hábito da casa)
  • Farinhas, amidos: de acordo com as preparações escolhidas – bolos, sobremesas, molhos – 350 g farinha de trigo, 200 g de amido de milho por mês
  • Legumes: 100 g
  • Verduras – saladas (1 pé de alface, escarola, chicória, etc para 2 pessoas) por refeição.
  • Frutas: 2/3 porções por dia por pessoa
  • Enlatados: ervilha, milho, palmito.  – 100 g – 1/2 lata por refeição

 

 

 

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