Roupa de cama: como conservar cobertores e edredons

Como conservar as roupas de cama, principalmente as peças de uso sazonal?

Cobertores:

Nunca mantenha os cobertores guardados em sacos plásticos. Eles formam o ambiente ideal para a  proliferação de fungos e mofo, pois mantém as peças abafadas. Mesmo guardados nos sacos a vácuo  não ultrapassar 3 meses sem ventilá-los.

Lavagem:  O ideal em termos de frequência de lavagem depende da utulização, mas geralmente devem ser lavados na mudança das estações inverno/primavera e outono/inverno, ou seja após o uso e antes do uso.

Podem ser  lavados  em casa desde que a lavadora tenha capacidade para suportar peso e tamanho e haja espaço suficiente para secá-los na sua área externa.
Lavar à mão é uma tarefa muito difícil e o resultado pode comprometer a durabilidade da peça.

As lavadoras mais modernas têm  programas específicos para cobertores. Siga sempre as orientações da etiqueta do fabricante. Cada tipo de tecido/fibra tem um cuidado diferente.

Nunca despeje diretamente sobre a peça os produtos de limpeza  e não use amaciante. Para uma peça com lavagens anteriores e com aspecto mais áspero adicione  1 medida (180 ml) de vinagre branco no último enxague.

Edredons:

Confeccionados com enchimentos  de  fibras de poliéster a  maioria dos edredons é lavável, mas a lavagem doméstica pode danificar para sempre o acolchoado.
Somente lave se a máquina puder acomodar o acolchoado com folga.

O processo de secagem pode ser feito em máquina doméstica, de acordo com a temperatura indicada na etiqueta. A secagem por evaporação (varal) deve ser feita sempre em local com boa ventilação, sem deixar diretamente ao sol, para não desbotar o tecido. Para não danificar o enchimento não passe a ferro.

Edredons com enchimento em algodão ou plumas só devem ser lavados em lavanderias especializadas

Para guardar os edredons vale a mesma recomendação  para os cobertores: fora de sacos plásticos.

Comentários