Organização: a escolha adequada das panelas para a sua cozinha

Ao escolher as panelas para as nossas cozinhas, além da beleza e  funcionalidade, devemos considerar as consequências do material com que são feitas  para a nossa saúde.

 Esmaltadas:  são feitas de ferro ou alumínio e revestidas por camadas de esmalte que distribuem bem o calor durante o preparo do alimento. Não devem ser usadas para frituras – o óleo pode atingir temperatura muito elevada e liberar elementos nocivos à saúde.Para preservar o revestimento utilize utensílios de silicone, náilon, madeira.
Limpeza: use detergente e  esponja macia para não arranhar  e espere sempre que a panela esfrie para lavá-la evitando rachar o esmaltado.

Inox:   resistentes e  bonitas, o fundo triplo atinge altas temperaturas  rapidamente e demora a esfriar retendo o calor  por mais tempo. O aço inoxidável ou inox, é composto por ferro, cromo e níquel. No Brasil não há dados que comprovem a transferência dos componentes do inox para a comida.
Limpeza:  lave com detergente neutro e esponja macia. Enxague-as com água quente e seque imediatamente para manter o brilho natural.
Não é aconselhável limpar  a panela com esponja de aço pois  a camada protetora de óxido que ajuda a evitar que os metais passem para os alimentos pode ser danificada.

Antiaderente: fáceis de limpar e manusear, as panelas  são revestida de  politetrafluoretileno e de acordo com alguns estudos, esse material pode causar sérios danos ao organismo.
Alguns cuidados : use sempre fogo baixo no cozimento para não danificar a película protetora.Utilize colheres e utensílios  de madeira, náilon ou silicone  para evitar riscos e danos à superfície. Descarte as panelas que apresentem desgaste  no revestimento interno.
Limpeza : só use detergente ou sabão neutro e esponja macia. Não use esponjas abrasivas, lã de aço, saponáceo pois danificam e removem  o revestimento.

Alumínio: utilizadas para quase todas as preparações, deve-se evitar o uso para cozinhar molhos ácidos (tomate) ou doces e compotas.Também não devem ser levadas ao fogo para aquecer sem água, pois liberam resíduos que podem passar para a comida.
Limpeza: Lave com uma esponja dura, detergente líquido ou sabão em barra.Você não deve arear essas panelas.(*)
(*)Enquanto alguns especialistas recomendam não usar esponjas de aço na limpeza pois ao retirar  o revestimento  fazem com que o alumínio seja transferido para a comida, outros discordam afirmando que a quantidade é mínima e não prejudicial.

Ferro: mantém o calor constante e a temperatura alta. A liberação de partículas do mineral para os alimentos durante o preparo é  benéfica à saúde. Deve-se ficar atento ao tempo em que alimento fica em contato com a panela, pois  a quantidade  de ferro em exagero pode não fazer bem.
Limpeza: Lave com detergente ou  sabão  neutro e uma esponja média.  Após enxaguar, coloque a panela de ferro para secar ao fogo por alguns minutos. Passe na panela seca  algumas gotas de  óleo de cozinha com  papel toalha. Isso forma uma camada protetora contra a ferrugem.

Pedra sabão:  são naturalmente  antiaderentes e  retêm o  calor por muito tempo. De acordo com especialistas,  libera quantidades significativas  de elementos  importantes como cálcio, magnésio, ferro e manganês. Evite fazer frituras e submeter a variação brusca de temperatura.
A panela originalmente  ”crua”, precisa passar pelo processo de cura antes do primeiro uso.  Deve ser untada  por dentro e por fora com óleo  e levada cheia de água ao  forno médio  por duas horas ou ao fogo para ferver por 40 minutos.
Limpeza: Lave com  detergente ou sabão em barra neutro  e esponjas  firmes, não abrasivas. Palha ou lã de aço, esponjas abrasivas e saponáceo danificam o material da panela.

Cobre – as panelas de cobre  geralmente têm revestimento interno de antiaderente, aço inoxidável ou titânio.
As panelas totalmente em cobre são pouco práticas e devem ser usadas em preparações especiais, como  receitas doces .Em contato com o sal o  cobre  migra facilmente para qualquer alimento que entre em contato com ele e consumido mesmo em pequenas quantidades, pode causar danos à saúde.Exige maior atenção e cuidado na limpeza antes e depois do uso.
Limpeza: lave com detergente ou sabão neutro e esponja não abrasiva. Não use palha de aço ou saponáceo em panelas de cobre.
Para tirar manchas  ou marcas de fogo, use uma mistura de limão e sal ou vinagre e bicarbonato. Para avivar a cor do cobre use um produto específico.

Vidro:  panelas de vidro são as únicas que não transferem  resíduo para a comida. A beleza e a transparência  permitem acompanhar o processo de preparo dos alimentos. Apesar de serem fáceis de limpar devido à  fragilidade do material exigem mais cuidados e atenção no manuseio.
Limpeza: Lave com detergente ou sabão  neutro e uma esponja média.

Barro – panelas de barro exigem a “cura” antes de serem levadas ao fogo ou podem rachar. É preciso untar a panela e a tampa com óleo de cozinha  e levar ao forno por 20 minutos.
Limpeza: exige cuidado e atenção: o  material poroso favore a penetração de alimentos, facilitando a cultura de bactérias. Lave com detergente ou sabão neutro e esponja firme.

 

Fontes de consulta:

.Por Dentro das Panelas.  nutricionista Késia Quintaes.

. Saúde Abril

 

Comentários