Organizando a casa de praia para o Ano Novo e as férias

 

Fim de ano, festas, férias… Sua casa de praia esta preparada para receber com conforto seus convidados e familiares? Você sabe como manter tudo limpo sem estresse?

Veja as minhas dicas para o blog do Walmart .

Descubra a melhor maneira de limpar lajotas

Sua Casa com Sua Cara  :  28 de novembro de 2011

As lajotas, ou pisos cerâmicos sem esmalte, são bem comuns em casas de praia. Esse é um tipo de revestimento mais adequado para lugares expostos a areia e a maresia. No entanto, qualquer tipo de piso sofre com o uso e o passar do tempo. Apersonal organizer Ana Afonso ensina como limpar as lajotas da sua casa de praia e mantê-las por mais tempo.

“A limpeza de qualquer tipo de piso depende do tráfego”, diz. Sendo assim, chão de entrada, salas, cozinha, banheiros, áreas de serviço, onde as pessoas circulam com freqüência e onde são manipulados alimentos, devem ser higienizados diariamente.

“Em cômodos com pouco acesso, como quartos, podem ser limpos em dias alternados. No entanto, a varrição deve ser diária em todos os locais”, sugere a especialista.

personal organizer diz que, mesmo se for impermeabilizado, o piso sofre com os abusos do uso e do passar do tempo. “Habituar-se a deixar os calçados na área externa, ter uma bica no jardim para lavar os pés de quem chega da praia e varrer com regularidade são um bom começo”, afirma. Outra dica é manter sempre o piso seco, evitando que a umidade penetre no rejunte ou nas peças.

Confira outras recomendações valiosas de Ana Afonso:

O que usar

– Os produtos básicos para limpeza são: limpador geral, detergente, sabão líquido, solução de desinfetante (para casas com animais de estimação).

– Há também produtos específicos para cerâmicas, que são diluídos em água e aplicáveis com o pano.

– As lajotas (piso cerâmico) de casas de praia devem ser impermeabilizadas com verniz especial. Isso prolonga o brilho, reduz a porosidade e facilita a limpeza e manutenção.

O que não usar

– Os produtos clorados ou abrasivos atacam a proteção das lajotas, aumentam a porosidade e abrem caminho para manchas e desgaste.

– As ceras também são desaconselháveis: piso cerâmico encerado é risco de queda na certa. 

Como limpar

– Depois de varrer com uma vassoura de cerdas firmes, basta um pano umedecido em água e limpador geral ou detergente líquido. Uma segunda passada de pano úmido em água limpa e, se necessário, mais um pano para secar.

– Diferente do que muitas pessoas acreditam, não é a espuma que limpa. Sendo assim, usar muito detergente/sabão e água, não é necessário, além de ecologicamente incorreto. Um bom limpador geral, diluído em um balde (5 l), faz a limpeza de uma casa de 60 m².

– Se a lavagem for indispensável, pode ser feita a cada quinze dias, ou uma vez no mês, utilizando um balde de água para cada cômodo, sem desperdício. As áreas externas não necessitam ser lavadas, só varridas com frequência.

– No caso de manchas residuais na lajota (quando algo fica grudado), molhe a área e esfregue lentamente, dando um tempo para a ação do limpador.

– Em manchas resultantes de outros agentes (ferrugem, marcas de móveis, etc), use produtos específicos para isso, que são encontrados no mercado. Utilizar misturas caseiras, de produtos clorados, amoníacos, e sabão podem piorar ainda mais a mancha.

Comentários