Toque de organização # Dica 33

 

Cuidados ao utilizar uma panela inox

  1. Use fogo brando: o tempo de  cozimento  é menor nas panelas inox. Excesso de calor (fogo alto) pode deixar os alimentos grudados  e a panela manchada.
  2. Acompanhe as etapas do cozimento:  como o calor é distribuido uniformemente a temperatura interna é mantida mesmo após desligar a chama. É possível até  desligar o fogo  um pouco antes do ponto final e os alimentos continuarão cozinhando.
  3. Não deixe a panela vazia sobre a chama.
  4. Evite deixar o  alimento pronto  na panela por muito tempo: temperos e alguns tipos de ingredientes podem causar manchas, assim como  o sal.
  5. Use somente colheres e espátulas de silicone, de pau ou de plástico rígido.

Limpeza

  1. Se durante o cozimento um alimento (massas, batatas, arroz) deixar manchas na parte interna  ,  passe um pano com vinagre ou suco de limão na hora da limpeza.
  2. Nunca use colheres ou espátulas de metal para remover resíduos ou alimentos que acidentalmente tenham grudado. Isso poderá remover a camada protetora que impede que  metais passem para a comida. Encha a panela com uma solução de água morna e vinagre até que o alimento desprenda.
  3. Para manter a panela de aço inox  sempre bonita e com brilho  lave  somente com detergente e esponja não abrasiva.
  4. O cloro e algumas  substâncias presentes  na água podem deixar manchas na panela: finalize a  lavagem,  enxágue com água quente e seque em seguida  para  conservar a panela com o brilho original.

Comentários