Reciclar : você sabe como separar e tratar o seu lixo?

Lendo a matéria do Portal Vital – vejo  que por mais que o assunto ocupe lugar de destaque nas discussões cotidianas, muita gente acha difícil, trabalhoso separar o lixo.

O principal  é separar o que é   úmido (orgânico) do que é  seco (reciclavel).   Basta ter uma caixa ou cesta  num canto da lavanderia ou numa área ao lado da lixeira no quintal,  para juntar embalagens longa vida, vidro, papel, latas, plástico. O lixo orgânico, se não houver como destinar à compostagem, vai para a coleta comum e o reciclavel para a coleta seletiva.

Quando na região onde moramos não houver  essa coleta  existem muitos outros postos onde levar o que separamos, inclusive supermercados.

 

Participei de uma palestra há algum tempo  sobre reciclagem e me surpreendi quando algumas das participantes disseram que desconheciam que as embalagens devem ser entregues limpas!  Aproveite a água da máquina de lavar, a hora de ensaboar a louça na pia e faça a higienização das embalagens.

Você pode dizer que não se preocupa agora  pois não estará por aqui quando os recursos naturais  escassearem ainda mais, mas com certeza seus filhos ou netos estarão.

Comentários