Natal – dicas culinárias para marinheiras de 1a viagem

Faltam poucas semanas  para o Natal e em  muitas casas  os cardápios estão sendo montados com a escolha do que será preparado e servido na Ceia.

Nas casas onde a Ceia será preparada pelas cozinheiras de mão cheia, conhecedoras de segredos, depositárias das receitas tradicionais de família, a mesa esta garantida. Se esse não é o seu caso e você vai  estrear  a sua  primeira ceia, antes de meter mãos às massas, veja  algumas dicas, que podem parecer óbvias, mas ninguém nasceu sabendo:

1. Não se arrisque com receitas muito elaboradas ou que tenham muitos ingredientes com os quais você não esta acostumada. Teste, em menor escala, o prato principal, a sobremesa.
2. Conheça sua cozinha: o forno tem variações de temperatura que permitem preparar diversos pratos: assados, etc. Fique atenta às indicações das receitas para usar a mais adequada.
3. Peça ajuda e orientação: não tenha receio de parecer estreante  na cozinha. A culinária exige alguma prática e sempre podemos aprender com quem tem  mais tempo na área.
4. Não faça  alterações nas medidas da receita nem substitua ou acrescente ingredientes que podem alterar o resultado e nem sempre para melhor.

Começando:

1. Organize seu espaço de trabalho: lave a louça, limpe e desocupe a pia, remova os objetos da bancada, forre a mesa com uma toalha impermeável, higienize e enxugue bem a superfície de trabalho.
2. Separe os utensílios e os ingredientes necessários para a receita antes de iniciar o preparo. Isso evita abrir e fechar armários e a geladeira no passo a passo.
3.Retire os ingredientes do freezer para a parte baixa da geladeira  com antecedência (leia as instruções da embalagem).


Comentários