Receitas tradicionais de família para o Natal

Existem receitas tradicionais de família que nos lembram o Natal. Aqui em casa (portuguesa com certeza) são as filhoses.
Esta é a receita de um doce tradicional de Nápolis  que  também é bastante conhecido no Brasil pelos descendentes de italianos.

Típico de Nápoles, na Itália, o Struffoli simboliza abundância e sorte.

Para a massa: 4 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada; 2 ovos inteiros batidos; tabletes de fermento biológico fresco (15 g cada); ½ xícara (chá) de manteiga; ¼ xícara (chá) de açúcar; Raspas de limão e laranja; 1 colher (café) de sal; 1/3 xícara (chá) de água; Óleo de semente de girassol para fritar (ou de sua preferência).

Para a cobertura: 1 xícara (chá) de mel; ½ xícara (chá) de água; ½ xícara (chá) de açúcar; água de flor de laranjeira a gosto; essência de baunilha a gosto; raspas de limão e laranja; canela em pó a gosto; frutas cristalizadas a gosto.

Modo de preparo
Para a massa: Numa superfície lisa, coloque a farinha de trigo peneirada. Faça um buraco no meio. Adicione os dois tabletes de fermento biológico fresco dissolvidos nos ovos batidos (inteiros). Misture bem na farinha de trigo. Junte a manteiga misturada com açúcar, raspas de limão e laranja e sal. Com a ajuda de uma espátula, misture tudo muito bem e vá colocando a água até a massa ligar. Faça uma bola e deixe descansar por pelo menos 30 minutos. Faça rolinhos e corte com a espátula como nhoque. Passe na farinha de trigo e peneire para tirar o excesso de farinha. Frite em óleo de semente de girassol (ou de sua preferência) bem quente.

Para a cobertura: em uma panela, coloque as medidas de mel, água e açúcar e acrescente água de flor de laranjeira e essência de baunilha a gosto. Deixe ferver por 15 minutos até formar uma calda em ponto de fio. Acrescente as raspas de limão e laranja. Misture os struffoli (frios), acrescente a canela em pó a gosto e continue mexendo. Está pronto para servir!

 

Fonte: chef Sergio Parente, do Spazio Gastronômico, em São Paulo no http://entretenimento.r7.com/natal-2014/

 

Comentários