Panela de pressão – verdade e mito

 

Fazendo pesquisas na  internet   sobre cuidados com a panela de pressão  li em  algum lugar um  artigo em que a autora recomendava jamais esfriar a panela sob água corrente mesmo que o fabricante recomende pois essa é segundo o Corpo de Bombeiros, a causa de explosões…. percebi que se   repetem absurdos como se fossem verdades.

 

Mito :  a explosão se dá quando a válvula principal e as de segurança estão obstruídas ou defeituosas:  o entupimento   ocasiona a interrupção da saída de vapor.
(A  coisa é  complexa, explicada pelas leis da física –  desequilíbrio entre pressão interna e externa….)

Quer tirar dúvidas? Leia mais:  Aqui, Aqui  e veja o site do fabricante Clock

Não se esqueça que a eficiência e eficácia da panela dependem da escolha consciente do produto (marcas com certificado do INMETRO, de procedência conhecida) e da boa manutenção e uso adequado.

Comentário: Enviei e-mail com  as dúvidas mais frequentes para os fabricantes das principais marcas disponíveis no mercado  e só recebi o seguinte retorno:

Olá, Ana Maria Afonso.Acusamos o recebimento de sua mensagem enviada em 18/5/2010.Informamos que a mensagem já foi encaminhada ao departamento correspondente para resposta.Agradecemos por sua participação.Atenciosamente,    

 

 

Imagem:  Magazine Luiza

Comentários