Compras da casa – como organizar a despensa

Manter a casa abastecida é uma questão de organização e planejamento. Montar um cardápio semanal é uma forma de racionalizar as compras e ter sempre o que se precisa na despensa e geladeira.

Despensa: todo espaço de armazenamento de mantimentos pode ser chamado de despensa ainda que se trate de um pequeno armário. É essencial que esse local receba ventilação adequada e seja higienizado com frequência.
. Organize todos os itens de acordo com a data de validade.
. Utilize  potes para armazenar  grãos e farinhas, caixas  para separar as embalagens fechadas, aramados para latarias  e garrafas.
. Faça  etiquetas com informações do conteúdo e cole nos potes ou caixas.
. Os itens mais pesados devem ser armazenados nas prateleiras mais baixas para facilitar o manuseio.

 

Controle seus estoques: atualize sua  lista de  compras  e reponha os itens consumidos periodicamente sem esperar que se esgotem totalmente (a frequência é determinada de acordo com seu planejamento doméstico).

Geladeira:
. Posicione os alimentos com espaço suficiente para que o ar frio circule e garanta que eles serão resfriados por completo. Isso também facilita o acesso ao conteúdo de cada prateleira e menos tempo de porta aberta.
. Nunca guarde os enlatados  abertos em seus recipientes originais. As latas  oxidam em contato com o ar o que compromete a qualidade do alimento. Transfira para recipientes de plástico ou vidro com tampa.
.  Alimentos frescos devem ser mantidos  em prateleiras separadas dos industrializados.
. Dê preferência às garrafas de vidro tampadas para manter a água.

 

Comentários