Atenção ao prazo de validade

 

Além dos alimentos, medicamentos, produtos de limpeza e de uso geral, temos em nossas casas diversos itens com  tempo recomendado para substituição:

Cozinha e área de serviço

Potes plásticos – conforme informações que publiquei em Potes plásticos ou potes de vidro? , o uso freqüente  acelera o processo de desgaste: alimentos guardados ainda quentes, alimentos com molhos, o aquecimento em microondas ou mesmo banho-maria. O ideal é trocá-los sempre que as primeiras manchas aparecerem e evitar o uso inadequado para reduzir o consumo de itens plásticos não recicláveis.

 Os panos de limpeza da casa  merecem bastante atenção: higienizar com alvejante, secar ao sol. Nunca guarde panos umidos ou com resíduos de produtos de limpeza. Destine cada pano para uma única fidelidade:   pisos, azulejos,móveis,  etc. Substitua assim que a trama estiver desgastada ou os resíduos de produtos químicos não puderem ser removidos.

Esponja da pia e escovas:  mesmo com  enxágue adequado e uma boa higienização as esponjas devem ser substituídas periodicamente (entre 8 e 10 dias) ou assim que demonstrarem desgaste. Tenha  uma esponja para lavar a louça e outra para a limpeza da pia.
 

Banheiro

Escovas de dente – a recomendação dos especialistas é  para a troca a cada 3 meses. Eu adoto uma substituição mais freqüente:  escolho um bom produto, com eficiência adequada, sem levar em conta cores e funções supérfluas numa boa relação custo/benefício.

Esponjas ou escovas de banho: – troque com frequência. Remova os  resíduos e não use  com  as cerdas danificadas  –  causa de  irritações e dano à pele.

Pentes, escovas de cabelo: higienize frequentemente  e seque antes de guardar. Verifique o estado das cerdas e troque sempre que começarem a apresentar falhas, para não danificar os cabelos.

 Cuidado pessoal

Maquiagem, cosméticos :  Muitos produtos  só trazem  data de fabricação e validade nas embalagens externas – cartuchos. Evite descartá-las para não perder as  infirmações e lembre-se depois de aberto o prazo é mais curto do que o descrito na embalagem.
Exemplos: máscara para cílios (rimel), hidratante facial, batons – marcas reconhecidas e de qualidade nacionais e de importados.

Atenção: cabe ao produtor garantir a qualidade, eficiência e segurança do produto durante o período de validade e ao consumidor manter o produto em condição adequada de armazenamento e fazer uso correto do mesmo.

Comentários