Tarefas domésticas – crie um Plano de Ação

Você  acha impossível administrar  sua casa e envolver seus familiares na realização de tarefas domésticas?  Que tal ter um plano de ação?  Já citei aqui que muitas ferramentas do mundo corporativo podem ser adaptadas para a área doméstica. Saiba mais…

O que é um Plano de Ação

Plano de ação é uma ferramenta de qualidade utilizada para planificar as ações a serem executadas e serve também de acompanhamento. Além do Planejamento Estratégico, elaborar um Plano de Ação faz parte da boa administração empresarial.

Um  Plano de Ação deve deixar claro:
.o que deverá ser feito (“What”?)
.quando
(“When”?)
.se a  execução envolve mais de uma pessoa, deve esclarecer quem será o responsável por cada ação
(“Who”?)
Para evitar possíveis dúvidas, deve ainda esclarecer:
.os porquês (“Why”?) da realização de cada ação
.como (“How”?) deverão ser feitas, e
.onde (“Where”?) serão feitas.

Denominado 5W1H é um  ckeck-list para orientar no acompanhamento  dos seis pontos principais de um Plano de Ação. ( Seis palavras:  em inglês  WHAT – WHEN – WHO – WHY – WHERE – HOW e em português  O QUE – QUANDOQUEM –  PORQUE – ONDE – COMO )

 Clique para ampliar

 

Livre adaptação para a Organização doméstica :

É o planejamento de todas as ações necessárias para atingir um resultado desejado – Casa limpa e arrumada
Também servirá para você coordenar, manter e controlar as ações que deverão ser tomadas dentro de um prazo, em direção ao objetivo estipulado para o plano de ação.

O principal, é saber  identificar e relacionar as atividades – Cozinhar, lavar e passar roupas, lavar louça, alimentar o cachorro, aspirar o piso, etc

Monte então o seu plano de ação 5W1H:  numa planilha distribua linhas e colunas para objetivo e para os outros W e H (O QUE –  QUANDOQUEM –  PORQUE – ONDE – COMO).
Delegue as tarefas e identifique os responsáveis, determine período/dia da semana para realização, se for preciso explique o motivo da tarefa  ser feita, oriente como fazer (produtos a serem usados, utensílios). Insira uma coluna para a data e uma para acompanhamento.

Pareceu muito complicado? Na verdade quero chamar a atenção para a importância de  planejamento e método para realizar as tarefas domésticas com eficiência.
A partir de uma simples  folha de papel pautado já é possível listar as necessidades da casa, como, quando e  quem deverá realizá-las. E não leva muito tempo para que isso se torne a rotina doméstica.

Leia também:  Organização doméstica e    Planejamento das tarefas domésticas

Comentários