Entenda as etiquetas das roupas

 Você sabe cuidar adequadamente de suas roupas? Segue as orientações das etiquetas?

Etiqueta Têxtil – Você Considera Importante? 

As etiquetas presas nas roupas e em quaisquer tecidos são tão importantes quanto os rótulos nos alimentos. Assim como os rótulos, as etiquetas são a principal fonte de informação sobre a roupa que você está comprando, ela é um excelente instrumento para auxiliar sua decisão de comprar e não correr o risco de levar para casa “gato por lebre”. 

De acordo com o Inmetro as roupas disponíveis no mercado consumidor devem ter, obrigatoriamente, o nome ou razão social ou marca registrada, CNPJ ou CPF; país de origem; composição têxtil; tratamento de cuidado para conservação e indicação de tamanho ou dimensão. (…)

As indicações de conservação das  roupas podem vir por desenhos, textos ou os dois. Mas de acordo com o Instituto de Pesos e Medidas, o órgão que fiscaliza o cumprimento da lei, 95% das confecções preferem adotar os símbolos, uma linguagem universal em vários países, mas que na prática ainda causa confusão nos consumidores. 

Uma enquete publicada no site Portal do Consumidor publicada no ano de 2008 evidenciou que 74% dos participantes não entendem as etiquetas de conservação das roupas. 

Dessa forma, é preciso estar atento aos principais símbolos-  NBR 8719  – que indicam as formas de conservação. Esse conjunto de símbolos e a combinação entre eles expressam  a maioria das informações que você precisa saber sobre a sua roupa. Veja se você os reconhece. 

 

 

Reprodução parcial do artigo: http://portaldoconsumidor.wordpress.com/o-inmetro-e-voce/

Comentários