Organizando o arquivo pessoal

 

Nem todas as pessoas possuem um volume considerável de papéis e documentos que justifique um sistema de arquivamento mas essa não é desculpa para acumular tudo numa gaveta em bagunça.

Se seus papéis são basicamente documentos pessoais, contrato de aluguel, apólices de seguro, contrato de escolas e faculdade, você pode  separar por assunto  e manter tudo  em caixas de arquivo morto, em  pastas suspensas numa caixa ou em envelopes numa gaveta.

Determine  uma cor para cada pasta  e sempre que precisar trabalhar o conteúdo, mesmo que ela tenha etiqueta identificadora, a localização será mais rápida.

Separe seus documentos e arquive em envelopes coloridos. Facilitam a organização e cabem numa gaveta.

 Contas a pagar: o ideal é mantê-las numa pasta em ordem cronológica. Se o volume for pequeno, uma pasta sanfonada 1/4 será o ideal.

Para não esquecer desses compromissos,  deixe a pasta na gaveta de sua mesa de trabalho ou à vista no ambiente da casa em que você mais ficar.

As contas pagas devem ser arquivadas  por tipo/fornecedor/concessionária (luz, gas,telefone) e mantidas pelo período legal. Leia mais em Papéis têm prazo de validade e Por quanto tempo guardar recibos

 

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