Organização doméstica – uso do timer para passar a roupa

 

Passar roupas é uma das atividades mais  cansativas numa casa. Muitas pessoas adiam a tarefa e acabam com uma pilha enorme e não exatamente  por seguir a  recomendação de acumular a roupa para passar (isso economiza energia elétrica mas esgota a de quem passa).

Tenho aplicado  e recomendado o método de controle de tempo também para essa tarefa.

Sugestões:

. Coordene as vezes em que a roupa é lavada com as vezes em que ela deve ser passada –   um dia para lavar e um dia para passar, dois dias para lavar e dois dias para passar. Considere o número de pessoas da casa e os diversos tipos de roupas (social, esporte, etc) para montar sua programação.

. Comece separando as roupas por tipo (é prático também para selecionar a temperatura do ferro).

. Estabeleça o tempo total para cuidar da roupa:  2 horas, por exemplo. Na 1a hora passe   camisas, calças, saias, vestidos.  Quando o timer tocar, se sobraram peças, separe para outra etapa.

. Reinicie a contagem do tempo e na 2a. hora passe roupa de cama , das crianças, camisetas,calças esporte  e as demais peças que costuma passar (cada casa tem seus hábitos, em algumas passam-se meias e lingerie).  Quando o timer tocar, separe o que sobrou.

As peças que sobrarem irão para o próximo dia de passar. Com a prática  será possível dar conta da roupa toda que foi lavada na semana e ainda reduzir essas duas horas. Saber que as tarefas devem ser executadas em um tempo determinado nos faz ficar mais concentradas e produtivas.

Vale colocar suas músicas prediletas para tocar, mas cuidado se você prefere passar roupa em frente à TV. Leva 15 % mais  tempo do que necessário.

Leia também: Arrumação em 15 minutos

Comentários