Organização do orçamento doméstico

 

É tempo de organizar o orçamento doméstico  e planejar  as despesas mensais.  Para quem começa   2010 com as dívidas de 2009 é uma providência urgente.

Para que o equilíbrio financeiro – salário x despesas  – seja alcançado todos na família devem ser envolvidos: não esconda das crianças que a situação do momento  não permite excessos. Manter filhos alienados da real situação não significa protegê-los e ainda pode causar frustração  com os pais ao ter um pedido de gasto negado.

Ponha em prática  os mecanismos para reduzir despesas com eletricidade, telefonia, combustível :  chuveiro na temperatura adequada para a estação, luzes e aparelhos eletrônicos desligados das salas onde não estiver  ninguém, refeições planejadas para evitar desperdício de alimentos, uso de transporte alternativo e muitos outros conselhos  amplamente divulgados na mídia.

Racionalizar gastos não significa eliminar lazer, cuidados médicos, manutenção da casa ou do carro. Significa gastar bem o dinheiro disponível e fazer uma previsão realista para o futuro.

O Blog do Portal do Consumidor publicou matéria Dicas para fechar 2010 sem dívidas. No site Serasa também há informações sobre organização do orçamento doméstico, um Guia e uma planilha para download.

Leia mais:     Portal do Consumidor e   Serasa

Comentários