Dicas para presentear no Natal

 

A troca de presentes no Natal deve ser  antes de tudo um gesto de carinho.  Ao preparar sua lista siga algumas dicas:

. Estabeleça uma faixa média de gasto para família (adultos e crianças), amigos, pessoas de seu relacionamento profissional, pessoas que trabalham para você. O valor material é normalmente associado à importância que quem nos presenteia nos dá, mas um presente caro nem sempre é sinal de estima sincera.

. Não presenteie com algo de seu gosto pessoal  ou muito diferente :  um perfume exótico, uma roupa super colorida, um cd de sua banda alternativa preferida, um livro de auto-ajuda.

. Nas famílias numerosas, o ideal é combinar a forma de presentear: para adultos o amigo secreto e  para as crianças os  pais, avós, padrinhos, tios podem presentear individualmente, desde que mantenham o equilíbrio  (nada mais triste do que ver uma criança olhando o presente de outra com ar de frustração…).
Deixe para entregar um presente especial aos seus  filhos depois da reunião de família – pode parecer um conselho para incentivar as diferenças, mas nós que temos filhos geralmente somos mais generosos com eles…. (Não exagere!)

. Não gaste todas as suas reservas nem se endivide no cartão de crédito: o novo ano vem ai com IPVA, matrícula em escolas e faculdade,  impostos, etc, etc.

 

Imagem: www.countryliving.com

Comentários