Arrumação e Limpeza em 15 minutos (ou um pouco mais…)

O controle do tempo é fundamental para  a administração das tarefas domésticas.  Leia o texto (reprodução de publicação flyrobrasileira do blogspot) a seguir , conheça mais do método  e tire suas conclusões.

 

Guia de Limpeza de Emergência da FLY Lady

1º passo :.. VISTA-SE COMPLETAMENTE, INCLUSIVE SAPATOS DE AMARRAR, PENTEIE OS CABELOS E PASSE CREME NO ROSTO OU FAÇA MAQUIAGEM. NÃO ME QUESTIONE NESTE ÍTEM. SOMENTE FAÇA ISSO AGORA. Coloque uma música boa para trabalhar. Não muito rápida, um bom ritmo, nada de lentidão, nem algo para exercitar-se. Acenda uma vela aromática, um difusor com óleo essencial ou mesmo um bom incenso.

 Comece pela cozinha. Quando a cozinha fica arrumada, o resto da casa também fica.

 2º passo: Ajuste o TIMER e dedique 15 minutos na cozinha. Se sua pia não estiver limpa e brilhando, então dê Brilho nela primeiro, encha a pia com água quente e sabão e comece a limpar os balcões e bancadas. Esvazie o lava-louças (se tiver) e o escorredor de pratos, guarde as louças. Quando o TIMER tocar, PÁRE o que estiver fazendo e vá para a Sala de Estar. (mesmo que não tenha terminado o serviço da cozinha, aprenda a usar o tempo e fazer o mais rápido que puder).

 3º passo: Ajuste o TIMER novamente para 15 minutos e comece a limpar as mesinhas de centro, de canto, estante ou então comece recolhendo os brinquedos, jornais, revistas, gibis. Concentre-se em UMA coisa, não em todas. Pegue um cesto de roupas e saia recolhendo e pondo nele as coisas que não pertencem à sala. Leve um saco de lixo com você também e já comece a recolher o que é lixo. Não deixe a tentação de separar o que pode ser reciclado a faça ficar distraída, apenas faça um pacote. Assim que a casa estiver em ordem, você poderá se investir seu tempo com os recicláveis, agora o nosso foco é fazer a casa ficar apresentável. Portanto supere esta atitude perfeccionista em separar e reciclar coisas. Quando o tempo acabar, volte para a cozinha.

 4º passo: De volta à cozinha, ajuste o TIMER para mais 15 minutos, continue a trabalhar, limpando onde parou. NÃO SE DISTRAIA E QUEIRA LIMPAR UM ARMÁRIO POR DENTRO. NÓS ESTAMOS APENAS LIMPANDO SUPERFÍCIES.

 5º passo: Agora faça uma pausa e ande em volta olhando o quanto foi feito em apenas 45 minutos. Ajuste seu timer para 15 minutos e beba uma xícara de chá, café ou um copo de água ou ainda algo que você goste e apenas relaxe. Quando o tempo acabar você voltará ao trabalho por mais 15 minutos.

 6º passo: Esta sessão de 15 minutos será no banheiro. Limpe a pia primeiro, limpe o vaso sanitário e então recolha as toalhas e roupas sujas e coloque no cesto da lavanderia. NÃO SE DISTRAIA E COLOQUE A ROUPA PARA LAVAR, RESISTA!. EU QUERO DIZER QUE A VEZ DA LAVANDERIA VIRÁ!!

 7º passo: Quando o tempo acabar, volte para a cozinha para mais 15 minutos. Nós podemos fazer qualquer coisa pôr 15 minutos. Trabalhe até o tempo acabar e então volte novamente à sala de estar.

 8º passo: Na sala de estar, continue a recolher as coisas e livre-se delas.

 9º passo: A cada 45 minutos faça uma pausa de 15 minutos. Você entende isso?

Adapte este programa para as suas limitações físicas e para as necessidades das crianças. Mas você entendeu o sentido da coisa.
Concentre-se em uma tarefa por 15 minutos. Você vai ficar surpresa com quanto pode ser feito em um dia de trabalho.
Repita comigo: Meu timer é meu melhor amigo.
Você pode fazer isto. Agora desligue o computador e vá trabalhar!

 FLY Lady

 

 

original em  http://www.flylady.net/pages/FlyingLessons_crisiscleaning.asp

tradução em flyrobrasileira.blogspot.com

Comentários