Organização de livros – a biblioteca da casa

  

 Quando se trata de organizar livros mais do que a preocupação com o efeito decorativo deve vir em primeiro lugar a preocupação com a funcionalidade com que esses livros devem ser  dispostos.

Esqueça sugestões de organizar por cores, por tamanho, pelo sistema decimal. Organizar os livros numa biblioteca é uma coisa, os livros da casa,  outra.

Determine a forma como seus livros devem estar de acordo com suas necessidades:  livros que usa em seu trabalho, livros que gosta de consultar, de indicar aos familiares, de ler mais de uma vez.

 Escolha :

  • Arrume os livros em  ordem alfabética –  de preferência ao título ou ao nome do autor
  • Reuna  livros do mesmo tema   (fotografia, cinema, economia) e arrume-os em ordem alfabética e  por autor.
  •  Separe por gênero:  romances, ficção , atualidades,arte, etc.  Agrupe-os   em ordem  alfabética e  organize-os nas prateleiras.

Dicas

Os livros deverão  ficar num ambiente seco que receba luz direta e em  estantes abertas, que permitam que os livros respirem.

Para facilitar a localização, a  retirada e colocação no lugar, os livros devem ser organizados em pé, exceção para alguns exemplares em papel diferenciado, como livros antigos, de arte.

Os livros infantis podem ser arrumados em prateleiras baixas de preferência no quarto das crianças. 

Livros que se usam na execução de uma atividade – artesanato, culinária, pintura, costura – podem ser organizados em caixas ou cestos  para estarem sempre à mão.

 

Imagens: finded by Google

Comentários