Delegar as tarefas domésticas

 

A maioria das famílias tem dificuldades em manter organizado um quadro de tarefas domésticas pois nem sempre todos gostam de participar da arrumação e limpeza.

Sem títuloLembre-se que nem todos estão sempre motivados e que depende de você transformar tarefas em atividades que toda a família pode executar. Delegue e acompanhe a execução sem tirania, faça com que sua família entenda que um bom ambiente doméstico  depende de  cada um executar a sua parte.

Não determine tarefas de “menino ou menina”. Organização e manutenção não são atividades específicas de homens ou mulheres  e há tanto boas donas de casa quanto “donos”.

Quem tem mais habilidade com uma determinada tarefa pode se sentir mais motivado ao ser encarregado dela com mais frequência do que outras que não domina. Faça um rodízio das tarefas para que todos possam se habituar e colaborar com mais eficiência.

Faça um planejamento que dê um dia de folga para cada familiar. Dessa forma não haverá reclamações do tipo “só eu cuido disso”.

Leia mais: Planejamento das tarefas domésticas

Comentários