Eficiência da geladeira depende do uso adequado

                                       

Não obstrua a passagem de ar para não dificultar a circulação de ar frio no interior do refrigerador. Mantenha distância entre os alimentos e não forre as prateleiras com toalhas ou plásticos.

Não pendure objetos, roupas, panos na parte traseira de seu refrigerador, pois isto  influencia no funcionamento e consumo de energia.

Verifique sempre o nivelamento de seu refrigerador, deixando-o ligeiramente inclinado para trás, para facilitar o fechamento da porta e garantir uma boa vedação.

O excesso de abertura da porta além de aumentar o consumo de energia prejudica a conservação dos alimentos. Programe-se para retirar o que precisa em uma ou duas etapas no  momento das preparações.

Em caso de ausência prolongada, se vai desligar seu refrigerador, descongele-o, limpe-o e deixe a porta entreaberta para evitar mofo e odores desagradáveis.

Para a limpeza interna de seu refrigerador use   uma solução de água morna e bicarbonato de sódio (1 colher de sopa de bicarbonato para  1 litro de água). Para limpar a superfície externa e a borracha de vedação da porta utilize água morna e sabão neutro. Para conservar limpo e proteger o exterior, o uso de lustra-móveis é uma solução muito eficiente.

 Manutenção :

Borrachas de vedação das portas em mau estado de conservação provocam aumento no consumo de energia, além de prejudicar a conservação dos alimentos. Troque-as ao sinal de problemas.

Dica

Nunca deixe um alimento perecível por mais de duas horas fora de refrigeração. Guarde sem tampa por duas horas, e só depois feche. O  ar frio da geladeira precisa ter contato com o alimento. Roberto Martins Figueiredo, autor do livro Dr. Bactéria – Um Guia para Passar sua vida a limpo, Editora Globo

Comentários