Conservação adequada dos alimentos na geladeira

Além do cuidado na hora da compra com a data de validade e condição de armazenamento dos produtos no supermercado ou mercearia, é importante saber guardar os alimentos corretamente na geladeira.

1. Guarde imediatamente após chegar em casa com as compras : laticínios, carnes, peixes, ovos, verduras e frutas.

2. Alimentos congelados: se guardados no congelador tem sua validade reduzida. Verifique as orientações na embalagem (Lembre-se: congelador não é o mesmo que freezer).  Jamais volte a congelar qualquer alimento pronto ou in natura.

3. Mantenha  em recipientes fechados (jarras com tampa, por exemplo) os sucos e leites. Tempo de armazenagem de 2 a 3 dias.

4. O lugar mais adequado para manter os ovos não é no porta-ovos da porta: as variações de temperatura pela abertura da porta prejudicam a conservação.Transfira para um recipiente e guarde nas prateleiras intermediárias.

5. Para conservar corretamente alimentos prontos não espere esfriar antes  da refrigeração. Coloque em recipiente adequado e mantenha na geladeira sem tampa até esfriar completamente. Tampe e armazene de forma a ser consumido em 2 ou 3 dias.

6. Não guarde alimentos nas latas. Transfira molhos, leite condensado, etc que não utilizar na preparação para recipientes(vidro ou plástico) bem lacrados. Mantenha na geladeira por até 5 dias.

7. Frutas porcionadas (melão, melancia, mamão, etc) podem ser mantidas na geladeira protegidas por papel filme para não oxidar e secar. Consuma em 24 horas.

Comentários