Área de serviço: varal ou secadora?

A maioria dos apartamentos de classe média não dispõe de mais do que 2,5 m² de área de serviço, o que leva à necessidade de um planejamento cuidadoso com relação a quais  equipamentos se encaixarão no espaço.

 Como secar eficientemente as roupas ?

Para quem mora só ou famílias pequenas, geralmente o varal de teto dá conta da secagem da roupa, porém nem sempre peças maiores podem ser cuidadas na pequena lavanderia (edredons, cobertores, cortinas). 

Varais:

Antes de optar por um modelo observe qual a incidência de sol , a ventilação interna e a ventilação que vem de fora.

Sanfonado:  solução para pouco espaço e pouca roupa.  Pode ser instalado sobre o tanque ou máquina e não ocupa espaço fechado.

Teto tradicional: funciona por acionamento de roldanas presas ao teto e cabos fixos na estrutura. Desvantagem: nem sempre roldanas e cabos resistem ao atrito do manuseio. Desvantagem 2 :quando o varal esta repleto (são 6 ou 8 varetas), levantar o peso é difícil e trabalhoso. Existem no mercado roldanas para movimentar o varal mas nem sempre o custo/benefício compensa.

Teto individual: é o modelo que mais tem apresentado soluções para qualquer espaço. Em diversos tamanhos, suas varetas sobem e descem individualmente. Podem ser fixados ao teto ou na parede. Sua mobilidade permite aproveitar melhor o arejamento que as janelas fornecem.

 

Sistema de secagem:  um sistema muito interessante é o www.nankel.com.br

 

Secadoras gas ou elétrica

Considere a necessidade de ter uma secadora. Analise custo do equipamento, consumo e entenda como funciona, quais as roupas que podem ser secas sem problemas, etc (algumas peças encolhem nas secadoras). Veja mais: Equipando a lavanderia e a área de serviços

Comentários