Dicas para organizar a área de trabalho

Recebi hoje o Boletim de Novidades – abril 2009, nº 52 da Tok & Stok com dicas interessantes, que reproduzo.  Para ler tudo http://www.tokstok.com.br/.

 

Organizar a área de trabalho é essencial para que as tarefas do dia a dia sejam realizadas de forma mais eficiente e produtiva. E o melhor é que ao organizar o ambiente, seus papéis, contas e arquivos, você vai descobrir que não é preciso muito espaço para colocar tudo em ordem, basta ter um lugar certo para cada coisa, seja na empresa ou em casa.

 

•1.       O conforto é importante para garantir a produtividade, por isso, se atente ao comprar a cadeira que vai utilizar. Prefira as cadeiras com assento, encosto e altura reguláveis e que possuam rodízios. Antes de escolher a cadeira, verifique a altura da mesa e certifique-se que os braços da cadeira não batam no tampo.

•2.       Uma boa iluminação é essencial para a área de trabalho. A iluminação geral deve estar entre o computador e a cadeira, nunca atrás da mesma, para evitar o reflexo da luz na tela do computador. Luminárias de mesa com haste articulável complementam a iluminação, nesse caso, o foco deve estar direcionado para o teclado do computador ou para a área de trabalho, a uma distância aproximada de 50 cm.

•3.        Se você é destro deixe o telefone do lado esquerdo da mesa e mantenha um bloco de notas, a agenda e uma caneta sempre  próximos ao telefone

•4.       Para organizar a mesa de trabalho, retire tudo que está sobre a mesa e coloque de volta apenas os objetos realmente utilizados no dia a dia. Acessórios de mesa como porta lápis, porta clips e porta papel de mesa ajudam a colocar ordem nos objetos que precisam estar sempre à mão.

•5.       Utilize a caixa arquivo como caixas de “entrada” e “saída” ou para arquivar pastas e apostilas.

•6.       Para arquivar os papéis e documentos importantes utilize pastas, porta arquivos de mesa, gaveteiros, caixas… Primeiro jogue no lixo o que puder ser jogado e separe os papéis em arquivos ativos e inativos. Os inativos, conhecidos também como arquivo morto, podem ser colocados em caixas dentro de pastas, separados por assunto e guardados em um armário ou estante.

•7.       Invista nos móveis de apoio como pequenas estantes, carrinhos ou bares para organizar os acessórios de lanche e café no escritório. Caixas podem ser utilizadas para guardar o estoque e a bandeja mantém a garrafa e as xícaras no lugar. Não se esqueça de conferir sempre o prazo de validade dos itens armazenados.

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