Organizando e centralizando informações

Você já precisou  repintar uma parede em sua casa  e não  tinha o  código da cor?  Sabe qual a empresa ou o eletricista que fez as instalações atuais?

Essas informações devem ser categorizadas e arquivadas de forma a ser fácil resgatá-las. Além da manutenção de uma agenda telefônica  sugiro organizar uma pasta para centralizar as informações da casa.

Você pode criar no computador pastas para diversos assuntos: controle financeiro, escola, seguros,  pessoas da família e completar com o uso de uma pasta catálogo para manter as informações físicas : amostras de tecidos, catálogo  de tintas, manuais, recibos de serviço,  etc.

 

Outra solução bastante funcional é criar uma única pasta (fichário)  para centralizar as  informações.

Separe com divisórias  por assunto e crie uma folha de rosto resumindo as informações que julgar necessárias.

Basicamente podem ser organizadas  em Casa, Veículos, Saúde.

 

 

Casa (manutenção e decoração)

.junte manuais e certificados de garantia, assistência técnica, consertos recentes de todos os eletrodomésticos e eletrônicos . Utilize envelopes plásticos para mantê-los à mão.

. tudo que se relacionar a reformas –  orçamentos,  notas de aquisição de produtos. Anote quais os consertos mais recentes e quem os fez (elétrica, pintura). Relacione  onde estão instalados cabos elétricos, canos, tubulações e itens que não puderem ser localizados na falta da planta específica (hidráulica, elétrica).

.anote  dados  completos de   fornecedores e prestadores de serviços assim como telefones de assistência técnica.

Veículos : dados gerais do veículo, seguradora e número da apólice, revisões, consertos, trocas de óleo, pneus.

 Saúde: crie uma folha para cada  pessoa da família com os médicos e dentistas que costuma consultar, tratamentos e medicamentos em uso. 

Mantenha seu fichário sempre atualizado, em local de fácil acesso e avise aos demais moradores da casa que as informações estão centralizadas nele.

Comentários