Organizando a geladeira e o freezer

 

 

Existem no mercado diversas opções de refrigeradores e freezeres. Além da importância do espaço interno  e capacidade adequada, o   consumidor deve observar as especificações técnicas para melhor aproveitamento de seu equipamento.

Entendendo as diferenças:

Degelo automático –  Não é necessária a retirada de alimentos do refrigerador para o descongelamento que leva  aproximadamente entre seis e oito horas. Quando  o compressor é desligado pelo termostato o gelo acumulado no evaporador derrete.  Uma bandeja localizada abaixo do refrigerador receberá  a água descongelada,  que  irá evaporar-se.  

 Frost-free – Um sistema de ar circulante retira a umidade contida no interior do aparelho, evitando a formação de gelo em suas paredes. Não é necessário degelo e a limpeza pode ser feita apenas com a higienização do interior.

Duplex – refrigerador e freezer num só aparelho. Aproveitamento do espaço ocupado pelo congelador nas geladeiras tradicionais, tem capacidades variadas para o congelamento e o estoque de alimentos. (temperatura – 18°) funciona independente da refrigeração.

Duas portas –  o compartimento do congelador é separado do espaço de armazenamento da  geladeira. Nem sempre é indicação de ser freezer e geladeira.

Side by side – refrigerador e freezer com portas horizontais separadas. Alta capacidade de armazenamento  em várias opções e modelos.

 

Organização da geladeira

  • Compartimento extra-frio: carnes, peixes
  • Prateleira/Compartimento superior: alimentos pré-cozidos, frios, massas frescas, pratos prontos.
  • Prateleiras Intermediárias: leite, iogurte, sucos, queijos, manteiga e ovos (não guarde na porta)
  • Gaveta para frutas e legumes: Armazene os alimentos embalados para evitar o ressecamento.
  • Prateleiras da porta: sucos, geléias, molhos e alimentos de consumo rápido  nas superiores e refrigerantes e águas  nas inferiores.

Organização do  Freezer

  • Os alimentos devem ser sempre embalados para que não fiquem em contato direto com o ar frio e seco do freezer, evitando o ressecamento.
  • Embale sempre os alimentos em pequenas porções para facilitar o descongelamento e evitar o desperdício, pois uma vez descongelados, os alimentos não devem ser congelados novamente. As refeições do dia a dia devem ser congeladas sempre depois de frias.
  • Para embalar os alimentos você pode usar papel alumínio, papel toalha, sacos plásticos atóxicos brancos ou transparentes, filme de PVC auto-aderente, recipientes de plástico, travessas de louça refratária e formas de gelo.
  • Para melhor controle do tempo de estocagem e identificação dos alimentos armazenados em seu freezer, coloque em cada embalagem uma etiqueta anotando  o tipo de alimento, data de congelamento, prazo para consumo, fase de preparo – pronto, semi-pronto – se falta adicionar algum ingrediente, se esta temperado, etc .

Comentários