Como arrumar a mala

Organizando  as malas com eficiência

Decidir o que levar e a quantidade de peças pode ser uma dificuldade para muitas pessoas. A resposta depende da duração, do destino e do tipo de viagem. A mala de um executivo em viagem de trabalho e as de quem viaja em férias levam conteúdos distintos. A medida em que ganhamos experiência em viagens estabelecemos nossos próprios métodos. É possível levar uma só mala mesmo em viagens de maior duração. A regra de ouro é levar a bagagem que puder carregar sozinho. Fica mais fácil gerenciar o embarque nos aeroportos, no transporte rodoviário e a acomodação no porta malas do seu carro. Com planejamento e a organização  na seleção de peças  se elimina o risco de levar o desnecessário  por medo de que venha a faltar. Na hora de escolher a mala opte pelos modelos com rodinhas e em material resistente com um sistema de fechamento seguro. Vale o investimento.Personalize sua bagagem com uma fita colorida ou lacre plástico colocado na alça e nos fechos.

Acrescente à bagagem uma sacola ou bolsa grande  para objetos de uso pessoal e higiene, medicamentos , documentos, passagens, dinheiro , celular, câmara fotográfica e um agasalho. Mantenha-a sempre com você (é a sua bagagem de mão).

O que levar? Informe-se sobre o tempo e as condições climáticas do seu destino. O segredo é escolher peças básicas, lisas ou com padrões fáceis de harmonizar. Inclua uma peça  para eventual mudança (dias chuvosos no verão, um dia mais frio no inverno). Se seu destino for a  praia além dos biquínis e sungas, prefira  camisetas e shorts, bermudas, saias e vestidos, calças em tecidos leves para multiplicar seu vestuário. Para um destino mais frio, campo ou montanha, inclua peças mais encorpadas (calças e suéteres)  mas não se esqueça que peças pesadas vão aumentar o volume e nem sempre serão utilizadas. Organize seus pertences pessoais (documentos, medicamentos, câmara, óculos, revistas,  etc) numa  bolsa de viagem  resistente e leve somente uma sacola ou mochila extra para transportar o que for usar no dia a dia, como toalha, protetor solar, garrafa de água, lanches, etc.

Quantas peças levar? Calcule para um período de sete dias 2 trocas de  peças diferentes por dia e reserve um figurino para a noite. Não leve  roupas que ainda não tenha usado pois  podem se revelar desconfortáveis, assim como calçados.  Considere que o ideal é levar tênis (que deve ser específico se o destino forem trilhas) sandália  ou  sapato baixo para o dia/noite e um chinelo para uso na praia e piscina. A maioria dos hotéis tem como regra proibir lavar roupa no quarto. Isso não se aplica aos trajes de banho (e nem às peças íntimas). Caso seja necessário, utilize o serviço de lavanderia do hotel ao invés de arrastar uma bagagem com excesso de peso. Lembre-se que está de férias, numa viagem de lazer. Não se preocupe com uma produção muito elaborada, ela irá literalmente por água a  baixo em diversas situações, como passeios de barco, um dia de praia e visitas a  locais mais rústicos.

O que é importante não esquecer? Remédios essenciais  e medicamentos de uso contínuo: organize uma pequena bolsa com analgésico, antiácido, curativos, pomada para contusões , repelente de insetos. Leve os medicamentos pessoais na embalagem completa, com a bula inclusive e não se esqueça das receitas de seu médico.  Serão informações úteis em emergências. Higiene : transfira shampoo e  condicionador   para frascos menores (a venda nas perfumarias e casas especializadas), embale num saco plástico e acomode numa necessaire para não correr riscos com vazamento. Leve um sabonete de boa qualidade pois nem sempre o hotel dispõe desse item. Cosméticos e maquiagem: Opte por embalagens de conteúdo reduzido para cremes e cosméticos. Não se esqueça do hidratante e protetor solar qualquer que seja o destino. Evite levar bases e pós, máscaras e sombras, deixe sua pele respirar.  Invista num batom de boa qualidade e num protetor labial. Perfumes:  cuidado na escolha. Nem toda fragrância que se usa na cidade combina com praia e campo. Além das manchas na pele que perfumes  eventualmente podem causar. Acessórios: toalha de mão, bonés e chapéu, necessaire pequena,  óculos de sol, cintos, presilhas, lenços e itens específicos para o destino. Diversos: câmara  fotográfica ou filmadora, pilhas, recarregador para celular e secador de cabelo pequeno se for imprescindível.

Fechando a mala.Uma semana antes da viagem confira todos os itens. Reponha aqueles que não estiverem em bom estado, acrescente peças novas. Lave as roupas que estão guardadas e sem uso assim como as que comprar para vestir no destino. Limpe sapatos e a mala com um pano umedecido e deixe ventilando. Na véspera coloque todas as peças sobre a cama (faça uma relação se achar que pode esquecer alguma coisa no retorno) e elimine ou acrescente somente o que for indicado de acordo com as condições climáticas. Coloque no fundo da mala as calças dobradas uma vez  e na sequência  saias, bermudas, camisetas, vestidos e camisas (do mais pesado para o mais leve). Embale os sapatos em sacos plásticos ou tnt e acomode-os nas laterais. Vá preenchendo os espaços com peças intimas, trajes de banho e acessórios (dê preferência a embalar em sacos para que não se desorganizem no transporte da mala). Se for imprescindível levar um casaco, dobre-o pelo avesso e coloque por cima de tudo.

Comentários